Sophia @princesinhamt
Mundo

Exercícios recomendados por cientistas para reduzir a pressão arterial

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Recentemente, dois pesquisadores publicaram um artigo no qual apresentam um estudo sobre os melhores exercícios físicos a fim de controlar a pressão arterial. Alex Walker, professor de terapia esportiva; e Jamie Edwards, professor de fisiologia do exercício — ambos da University of East London — afirmam que os exercícios nos quais o paciente mantém uma posição estática, como numa prancha, são as melhores maneiras de se reduzir a pressão arterial.

Conhecidos como exercícios isométricos, essa modalidade envolve a contração de um músculo ou grupo muscular específico, e implica a manutenção para que o comprimento do músculo não mude durante o exercício. Baixar a pressão arterial, porém, é apenas um dos benefícios desses movimentos.

Melhoram a saúde do coração

A melhor maneira de baixar a pressão arterial, segundo os cientistas, é realizar uma média de três sessões isométricas por semana. São quatro sessões de dois minutos de exercícios isométricos, com um intervalo de um a quatro minutos.

Os cientistas observaram que a redução da pressão arterial resultante foi comparável àquela observada em pacientes que tomam medicação a fim de manter a pressão estável. Esse tipo de exercício físico também melhora a função, estrutura e mecânica do coração.

Melhoram a saúde das articulações

Esse tipo de exercício possibilita o fortalecimento dos músculos que reduzem a força aplicada sobre os ligamento, ajudando assim a criar maior estabilidade em torno das articulações. Ademais, treinar determinados grupos musculares por meio de exercícios isométricos pode ajudar a reduzir a pressão sobre certos ligamentos.

pressão arterialpressão arterial
Os exercícios isométricos são uma forma eficiente de reduzir a pressão arterial. Foto de bruce mars na Unsplash | Reprodução

Ajudam a resolver desequilíbrios musculares

Apesar de não haver nada de errado com os músculos de um lado do corpo apresentarem maior força do que o outro, de acordo com os cientistas isso pode aumentar o risco de lesões — além de afetar o desempenho do atleta. No entanto, realizar exercícios isométricos unilaterais — tais como agachamento dividido ou prancha lateral — podem ajudar a reduzir as diferenças de forças entre os membros.

São exercícios eficientes em termos de tempo

Muitos estudos realizados com voluntários sugerem os benefícios dos exercícios isométricos para a saúde do coração. Os participantes tiveram de fazer apenas um total de oito minutos de exercício por sessão, isso equivaleria a aproximadamente quatro séries de exercícios isométricos, feitos por cerca de dois minutos. Assim, entre as séries haveria um descanso de um a quatro minutos.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.