A ex-candidata a Miss Equador, Landy Párraga, seria a responsável por apresentar o traficante Leandro Norero ao ex-presidente da César Litardo e a alguns generais. O caso teria ocorrido de 2019 a 2021.
Landy havia sido citada em conversas do narcotraficante Norero, morto em 2022 dentro de uma prisão. As mensagens foram obtidas durante a Operação Metástase, que evidenciou vínculos do criminoso com políticos, juízes, policiais e promotores.
Apesar de alguns documentos citarem a modelo equatoriana. Landy não chegou a ser denunciada por envolvimento com o criminoso.
Ex-candidata a Miss Equador foi assassinada a tiros durante almoço
Na tarde do domingo 28, criminosos assassinaram a tiros Landy Párraga, de 23 anos. O crime ocorreu na cidade equatoriana de Quevedo.
No dia do crime, a ex-candidata a Miss Equador postou uma foto de seu almoço minutos antes de ser surpreendida pelos assassinos no restaurante.
Nas imagens das câmeras de segurança, é possível ver a modelo tentando se proteger ao lado de seu namorado, o cirurgião plástico José Luis Betancourt, que saiu ileso. Os suspeitos, que vestiam máscaras e bonés, conseguiram fugir depois de matarem Landy Párraga.
De acordo com a Procuradoria-Geral do Equador, a Operação Metástase revelou que o traficante Norero discutiu com um associado sobre investigar um esquema de lavagem de dinheiro, no qual a modelo estava envolvida.
Fonte: revistaoeste