Uma das hortaliças mais cultivadas em todo o mundo, o tomate, comprovadamente fazem bem ao coração e age na prevenção de doenças crônicas.
Pesquisados da Universidade de Portsmouth, Inglaterra, publicaram um artigo na revista científica Biology, apontando que o alimento é muito valioso para quem quer diminuir riscos de doenças crônicas, câncer e mais.
“Antioxidantes como o licopeno, e betacaroteno e a vitamina C, protegem as células vasculares e as lipoproteínas da oxidação, prevenindo assim a formação de aterosclerose”, disse Julio Bragagnolo, chefe da unidade de nutrição e diabetes do Hospital Ramos Mejía e professor da Universidade de Buenos Aires.
Benefícios do tomate para a saúde
No estudo, a equipe aponta que entre as propriedades benéficas do alimento, estão principalmente o combate ao Alzheimer, bem como a manutenção da pele, fertilidade, reforço do sistema imunológico e auxílio no controle da pressão arterial.
O tomate ajuda na promoção da saúde ocular, escudo contra raios UV, traz benefícios para a pele, entre outros.
Na dieta, o consumo de tomate diariamente também é muito indicado por nutricionistas e nutrólogos.
Para gestantes, mais benefícios.
O alimento é rico em cromo, um mineral que reduz a resistência à insulina, facilitando o controle do diabetes gestacional.
Mas há uma ressalva, durante a espera do bebê, o consumo pela gestante deve ser ajustado de acordo com possíveis sintomas de azia, desconfortos estomacais e flatulência, devido a acidez do ingrediente.
Consumo no Brasil
De acordo com o IBGE, um levantamento de 2019 mostrou que o Brasil alcançou uma produção de 3.917.967 toneladas do alimento.
Aproximadamente, 63% dessa produção é consumida in natura, principalmente em saladas.
Com alto teor de água, vitaminas C, B, E e D, e minerais como ferro, potássio, fósforo, cálcio e magnésio, o tomate traz uma série de benefícios para o coração e ajuda na prevenção de doenças.
“O licopeno, que é encontrado em altas concentrações no tomate, é um pigmento lipofílico que fornece a cor vermelha e laranja. Ele desempenha um papel importante na saúde humanas, mas não o sintetizamos, sua fonte é a ingestão”, disse Elizabeth Caron, nutróloga membro da equipe do Centro Médico Bionut.
Doenças crônicas
Elizabeth disse ainda que o consumo do tomate desempenha um papel fundamental na prevenção de doenças crônicas.
O licopeno tem propriedades biológicas e físico químicas que combatem o câncer, doenças cardiovasculares, neurodegenerativas e hipertensão.
O raciocínio da nutróloga tem ligação com o que descobriram os pesquisadores de Portsmouth.
Leia mais notícia boa
Na dieta
Depois de todos esses pontos positivos, tá esperando o que pra colocar o tomate na dieta?
Para aqueles que têm pressão arterial elevada, Julio afirmou que o alimento pode ser consumido, mas sem sal!
“É essencial ter em mente que o sal quebra o feitiço, ou seja, em casos de hipertensão, o sal não deve ser adicionado ao tomate para que sua ação anti-hipertensiva seja eficaz”, ressaltou.
O profissional aconselha substituir o sal por temperos como orégano, tomilho, sálvia e o azeite.
Como consumir
Uma dieta balanceada deve ter cinco porções de vegetais por dia, e o tomate entra nessa conta.
Como o fruto é muito versátil, dá para brincar bastante nas maneiras de ingerir o alimento.
Para os nutricionistas, a melhor maneira de comer o tomate é procurar frutos maduros e vermelhos. Para aumentar a absorção de licopeno, o consumo do tomate deve ser cozido ou na forma de molho.
Assim, que tal pegar o papel e caneta e anotar essa receita de tomate confitado?
Fica uma delícia e super combina com torradas, por exemplo!
Receita de tomates confitados
Ingredientes
Modo de preparo
Com informações de Folha de Pernambuco
Fonte: sonoticiaboa