Sophia @princesinhamt
Mundo

Estado Islâmico reivindica ataque na Rússia: últimas notícias

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Pelo menos 40 pessoas morreram no ataque ao centro de concertos Crocus City Hall, na região de Moscou, capital russa.

De acordo com o (FSB) da Rússia, homens armados invadiram a casa de shows e abriram fogo contra o público. Além dos mortos, mais de 140 pessoas ficaram feridas. O local fica ao lado de um shopping e a cerca de 20 km do Kremlin, centro do poder russo.

Eram esperadas cerca de 6,2 mil pessoas para assistir ao show de uma banda de rock. Segundo a imprensa local, há crianças entre as vítimas do ataque.

O Estado Islâmico publicou no aplicativo Telegram que “atacaram uma grande concentração [] nos arredores da capital russa, Moscou”. O comunicado afirma que os atiradores “voltaram para suas bases em segurança”.

Segundo o The Washington Post, a Agência Central de Inteligência dos EUA tinha recebido informações sobre a presença de um braço do Estado Islâmico na Rússia. Esse grupo opera no Afeganistão, no Paquistão e no Irã.

Polícia da Rússia busca os criminosos

O FSB informou que um grupo de atiradores invadiu o local, matou os seguranças e atirou contra a plateia. Depois, os terroristas explodiram duas bombas, o que incendiou o ambiente. Não há informação sobre o número exato de terroristas.

De acordo com o jornal russo The Moscow Times, a Guarda Nacional da Rússia informou que está no local e procura os atiradores. O Ministério de Saúde da Rússia informou que 145 vítimas estão hospitalizadas. Desses, nove estão internados em estado grave.

Antes do Estado Islâmico assumir a autoria, o assessor presidencial da Ucrânia, Mikhailo Podoliak, negou envolvimento do país no caso. O ucraniano chegou a acusar grupos terroristas islâmicos, que acabou sendo confirmado mais tarde.

Esse é o maior ataque terrorista na região de Moscou em 11 anos. O governo municipal enviou cerca de 70 ambulâncias para atender as vítimas. O número total de pessoas feridas e mortas ainda está em atualização.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.