Um drone ucraniano foi derrubado nesta segunda-feira, 26, ao se aproximar de uma base militar dentro de território russo, a segunda vez que o local é alvo neste mês. De acordo com o Ministério da Defesa russo, o incidente aconteceu no madrugada desta segunda-feira, e três militares morreram após serem atingidos por destroços na base de Engels, que abriga bombardeios estratégicos envolvidos em ataques aéreos contra território ucraniano.
A base de Engels, localizada no Oblast de Saratov, fica a mais de 800 quilômetros de Moscou e mais de 600 quilômetros da fronteira, o que levanta a possibilidade de que a Ucrânia tenha encontrado uma maneira de atingir os aviões para impedir mais ataques contra a infraestrutura do país.
À TV estatal ucraniana, o porta-voz da Força Aérea da Ucrânia, Yurii Ihnat, não reconheceu diretamente qualquer envolvimento do país no caso desta segunda-feira, mas afirmou que “estas são consequências da agressão russa”.
“Se os russos pensavam que esta guerra não afetaria eles diretamente, estão profundamente enganados”, acrescentou Ihnat.
Apesar de possíveis indícios, autoridades ucranianas nunca confirmaram envio de drones ao território russo, mantendo certa ambiguidade, incluindo ataques neste mês contra bases militares russas.
Em 5 de dezembro, ataques sem precedentes em Engels e na base de Dyagilevo, no oeste russo, mataram um total de três militares e feriram outros quatros. Os ataques contra as bases foram seguidos por mísseis de retaliação na Ucrânia, que atingiram casas, infraestruturas e mataram civis.
Nas últimas 24 horas, ao menos quatro civis ficaram feridos por projéteis russos na Ucrânia, de acordo com o vice-chefe do gabinete presidencial, Kyrylo Tymoshenko.
A guerra na Ucrânia, que completou 10 meses de duração, provocou mais de 6.700 mortes entre civis e 10 mil feridos, de acordo com os cálculos da Organização das Nações Unidas (ONU).
Fonte: Veja