Uma equipe de arqueólogos encontrou uma rede de dutos “misteriosos” de rocha talhada que data cerca de 3 mil anos, em Jerusalém (Israel).
Os canais, na altura dos joelhos, estão próximos da Cidade Velha de Jerusalém. Eles se encontram em dois grupos, que ficam a 10 metros de distância.
Leia também: “São descobertos restos de religioso que viveu há 3 mil anos”
De acordo com a Autoridade de Antiguidades de Israel, que divulgou a descoberta na quarta-feira 30, os testes forenses dos canais não encontraram sangue. Isso pode excluir a possibilidade de que os dutos recém-descobertos tenham sido usados para o abate de animais.
Dutos misteriosos teriam função “fora do comum”
Segundo os arqueólogos, os dutos também não parecem projetar um fluxo em uma única direção, ou desaguar em qualquer bacia. Assim, eles afirmam que os canais não teriam sido usados para drenar esgoto nem chuva.
“Observamos a instalação e percebemos que havíamos encontrado algo único”, disse o arqueólogo Yiftah Shalev, em nota.
Leia também: “Conheça o Venetoraptor, o ‘tataravô’ dos dinossauros”
Os canais podem ter sido usados para preparar uma mercadoria “ligada à economia do templo ou do palácio”, afirmou o arqueólogo Yuval Gadot.
“A produção de linho, por exemplo, exige que o material fique de molho por um longo tempo para amolecê-lo”, disse Gadot. “Outra possibilidade é que os canais continham tâmaras, que eram deixadas para ser aquecidas pelo sol e produzir silan [mel de tâmara].”