Imagens registradas por meio de satélite mostram o antes e o depois de incêndios florestais que mataram 123 pessoas no . As fotos foram divulgadas na segunda-feira 5, depois que o fogo foi controlado.
O número de mortos pode aumentar. De acordo com o governo chileno, há centenas de moradores desaparecidos. Alguns corpos foram encontrados nas encostas e em casas devastadas pelos incêndios florestais.
Os incêndios se espalharam na última sexta-feira, 2, nas cidades costeiras e turísticas de Viña del Mar e Valparaíso. Os municípios ficam próximos à capital do Chile, Santiago, e têm mais de 1 milhão de habitantes.
Imagens mostram desastre no Chile
A agência de notícias Reuters filmou, por meio de drones, a área afetada pelos incêndios. As imagens mostram bairros inteiros de Valparaíso que foram queimados.
O construtor local Pedro Quezada teve sua casa destruída pelo fogo na região de Valparaíso. Em entrevista à Reuters, ele disse que estava na cidade quando o fogo começou. “O vento estava terrível, o calor escaldante”, disse. “Não houve trégua. As pessoas se dispersaram por toda parte.”
Alguns moradores gravaram o incêndio e publicaram nas redes sociais. Nas imagens é possível ver as encostas perto de prédios de apartamentos incendiados, com fumaça se espalhando pelo ar. Uma neblina cinza encobriu a cidade.
O governo chileno enviou militares para ajudar os bombeiros a conter a propagação dos incêndios por volta das 21h da sexta-feira. Os agentes utilizaram helicópteros para despejar água e auxiliar no controle das chamas.
INCÊNDIOS NO CHILE
Moradores suspeitam de Terrorismo, DEW-Arma de Energia Direcionada, Drones
A mídia diz que o calor provocado pelas “mudanças climáticas” provocou os incêndios.
O que você acha? pic.twitter.com/KCDpZv6b0X
— André GAP ???????? (@AndreGA_Pe) February 6, 2024
Presidente do Chile comentou incêndios
O presidente do Chile, Gabriel Boric, decretou dois dias de luto nacional a partir desta segunda-feira. Ele disse que o país deveria se preparar para mais notícias ruins.
“É o Chile como um todo que sofre e lamenta os nossos mortos”, disse Boric em um discurso televisionado à nação. “Estamos enfrentando uma tragédia de grande magnitude.”
De acordo com o vice-ministro do Interior, Manuel Monsalve, no domingo havia 165 focos de incêndio no país e cerca de 14 mil residências foram danificadas apenas na região de Viña del Mar e Quilpué.
Esse é o maior desastre do Chile desde o terremoto de 2010, quando cerca de 500 pessoas morreram. Os incêndios florestais são comuns no Hemisfério Sul. No ano passado, depois de uma onda de calor, cerca de 27 pessoas morreram e mais de 400 mil hectares de terra foram afetados.
Fonte: revistaoeste