Sophia @princesinhamt
Mundo

Descoberta casual revela sítio arqueológico extraordinário na Argentina

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Na Argentina, uma equipe de pesquisadores encontrou um sítio arqueológico “por acidente”, enquanto operários realizavam obras de restauração da Manzana de las Luces, um edifício de 400 anos localizado em Buenos Aires. A descoberta foi anunciada no portal do Ministério de Cultura da Argentina, em 30 de junho.

No pátio interno do prédio, que abrigou instituições importantes como a Biblioteca Nacional e a Academia de Medicina, os pesquisadores encontraram construções sanitárias que datam dos séculos XVIII e XIX. As estruturas subterrâneas estavam em perfeito estado de conservação, e incluíam uma cisterna, uma fossa e uma abóbada de 15 metros de profundidade.

Os pesquisadores também encontraram no sítio arqueológico diversos fragmentos de pratos e recipientes, alguns de produção local e outros da Europa.

Leia Também: “Como são descobertas as cidades perdidas”

Sobre o prédio onde o sítio arqueológico foi descoberto

O projeto de valorização do Complexo Manzana de las Luces, estabelecido como Museu Nacional em 2013, iniciou em 2020, mas havia sido interrompido por conta da pandemia. No entanto, a restauração da fachada foi concluída em janeiro de 2022, e revelou a cor branca original do edifício.

Os especialistas agora trabalham na recuperação das abóbadas originais do primeiro piso — estrutura arquitetônica de forma curva, usada para cobertura de espaço entre dois muros ou vários pilares, como em algumas igrejas.

O desdobramento é o início da segunda etapa do projeto, que deve durar por volta de mais 12 meses. Para financiar a restauração, o Ministério da Cultura recebeu uma verba de mais de US$ 3 milhões de dólares (R$ 14 milhões).

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.