Durante esta semana, a Coreia do Norte realizou um novo teste de sistema de armas estratégicas subaquáticas, de acordo com a agência estatal KCNA — Agência Central de Notícias da Coreia. A informação foi publicada neste sábado pela mídia estatal.
“Como resultado do teste, a confiabilidade e a capacidade de ataque letal do sistema de armas estratégicas subaquáticas foram perfeitamente verificadas”, afirma o comunicado.
Os testes aconteceram poucas semanas depois dos norte-coreanos confirmarem a criação de um novo drone subaquático chamado “Haeil-1”. Segundo o governo, a arma tem capacidade nuclear e é capaz de provocar um tsunami radioativo em “super escala”.
De acordo com a comunicado da KCNA, durante o exercício militar, o drone “Haeil-2” percorreu uma distância de 1.000 km no Mar do Leste da Coreia por 71 horas e 6 minutos. O equipamento teria atingido a área alvo na costa de uma província de Hamgyeong do Sul, na Coreia do Norte, na tarde da sexta-feira 7, sendo detonado “com precisão” debaixo da água — não há informações sobre a carga da explosão, nem se havia combustível nuclear.
“Este sistema de armas estratégicas é essencial para dissuadir as várias ações militares do inimigo em evolução, eliminando ameaças e defendendo a República Popular Democrática da Coreia, e se tornará o potencial militar superior de nossas forças armadas”, afirmou a KCNA.
A dispositivo subaquático “Haeil” começou a ser desenvolvido em 2012 pelo instituto de pesquisa científica em defesa da Coreia do Norte. O alvo do sistema de drones são zonas submersas com o objetivo de provocar um “tsunami radioativo […] por meio de explosão subaquática” para destruir “grupos adversários e os seus principais portos operacionais”.
Fonte: revistaoeste