A Coreia do Norte informou ter tido sucesso no teste de um novo míssil balístico, nesta segunda-feira, 1º. O míssil, chamado Hwasongpho-11 Da-4.5, pode transportar uma ogiva de 4,5 toneladas. O objetivo do teste foi verificar a estabilidade de voo e precisão. Essa arma faz parte de uma lista de prioridades anunciadas por kim jong-un, em 2021.
No entanto, a Coreia do Sul contestou a versão norte-coreana e comunicou que um dos mísseis explodiu durante o voo. Segundo autoridades sul-coreanas, um dos mísseis lançados parecia ser um KN-23, que teria sido fornecido à Rússia para a guerra na Ucrânia. Autoridades de Kiev examinaram destroços de mísseis lançados pela Rússia, o que alimenta a suspeita.
Coreia do Norte não mencionou dois mísseis
O porta-voz do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, coronel Lee Sung-jun, acredita que o teste foi uma decepção. A agência estatal de notícias de norte-coreana, , não mencionou se o lançamento envolveu dois mísseis. Analista Hong Min sugere que a Coreia do Norte omite a palavra “nuclear” deliberadamente.
“A realização de um teste de fogo em terra é extremamente rara e é altamente provável que seja falsa a afirmação de que foi um sucesso”, disse Sung-jun, em uma entrevista coletiva.
A Coreia do Norte realizou as ações depois de o ditador Kim Jong-un criticar exercícios militares recentes de Coreia do Sul, dos Estados Unidos e do Japão.
Fonte: revistaoeste