Na manhã desta segunda-feira, 27, o governo do Japão informou que a Coreia do Norte lançaria um míssil em direção ao seu país. Por isso, alertou os moradores da Província de Okinawa para que se protegessem. O projétil explodiu no ar.
A Coreia do Sul também detectou o lançamento de um projétil não identificado pela Coreia do Norte. O Estado-Maior Conjunto de Seul informou que Pyongyang disparou um foguete sobre o Mar Amarelo, situado entre a China e a península coreana.
O ministro da Defesa do Japão declarou que as provocações da Coreia do Norte são comuns em épocas de lançamento de satélites e podem ocorrer novamente. Os norte-coreanos têm o costume de lançar mísseis balísticos no mesmo dia em que lança satélites.
Coreia do Norte fala em lançamento de satélite
“O lançamento do novo foguete transportador de satélites falhou quando explodiu no ar durante o voo da primeira fase”, informou a Administração Nacional de Tecnologia Aeroespacial, em um relatório divulgado pela mídia estatal norte-coreana.
🇰🇵 Coreia do Norte: Por volta das 22h45, um vídeo capturado por uma câmera chinesa filmando sobre a Coreia do Norte mostrou uma fina luz vermelha subindo para o céu e, após alguns segundos, a luz ficou maior. pic.twitter.com/WwUrw40mts
— World Events 🌎 (@Eventmund) May 27, 2024
Em novembro, a Coreia do Norte conseguiu colocar com sucesso seu primeiro satélite em órbita depois de várias tentativas fracassadas. É comum que o país asiático faça lançamentos de mísseis balísticos no mesmo dia em que lança satélites.
Fonte: revistaoeste