Olivier Rioux é um adolescente canadense como qualquer outro, de 18 anos. Exceto pela sua altura: 2,37 metros. O atleta de basquete masculino da Universidade da Flórida ampliou o seu próprio recorde mundial do como o adolescente mais alto do mundo.
Durante o Ensino Médio, Rioux, natural de Montreal, em Quebec, no Canadá, jogou na IMG Academy, na Flórida. Isso antes de se comprometer com os gigantes do Gators, a equipe norte-americana de basquete.
Adolescente mais alto do mundo já tinha 1,85 metros aos 8 anos
De acordo com o site oficial de basquete masculino da Flórida, Rioux tinha 1,85 metros aos oito anos de idade. Na sexta série, ele chegou a 2,08 metros e passou de 2,13 m antes da sétima série.
Aos 16 anos, Rioux tinha pouco mais de 2,26 metros e já estava no livro de recordes do Guinness como o adolescente vivo mais alto do mundo.
O jovem Rioux vem de uma família de pessoas altas. O pai do adolescente mede 2,03 metros; a mãe tem 1,88 metro e seu irmão mais velho, 2,05 metros.
O reforço do time norte-americano Gators foi registrado com 2,40 metros (7,9 pés). Ele pesa 131 kg (290 libras).
O jovem atleta já defendeu as seleções de base do Canadá e teve uma passagem pelo Real Madrid na infância. Sua primeira língua é o francês, mas ele aprendeu inglês tanto nas aulas quanto nos treinos.
A trajetória do adolescente mais alto do mundo
Rioux se tornou o atleta universitário mais alto de todos os tempos, com registro de sua altura e peso no site oficial do time da Flórida. Sua altura extraordinária o coloca em uma posição única dentro do time, o que gera grande expectativa para seu desempenho na temporada.
O posto de mais alto da história é de Robert Wadlow, que tinha 2,45 metros aos 17 anos, em 1935.
Além de suas qualidades físicas, a experiência de Rioux em diversas competições e clubes prestigiosos como o Real Madrid contribui para sua formação como atleta. Isso inclui a defesa das seleções de base do Canadá, o que já demonstra seu potencial desde jovem.
Mais alto que jogadores da NBA
Rioux superou os maiores gigantes da Associação nacional de Basquete (NBA). A cesta está posicionada a 3,05 metros. O francês Victor Wembanyama, que detém o cargo de mais alto em atividade, tem 2,24 metros.
Fonte: revistaoeste