Uma reportagem do programa Fantástico, da TV Globo, sugere que o branqueamento dos corais marinhos no Nordeste e no Sudeste do Brasil são fruto da intervenção humana. Nessa produção jornalística, exibida no domingo 21, os autores atribuem aos humanos o aquecimento dos mares — o que provocaria a coloração da água e a morte dos corais. Mas essa avaliação é equivocada, segundo o meteorologista Ricardo Felício.
Antes de expor os equívocos, é necessário falar sobre as funções dos corais. Eles abrigam e alimentam uma grande quantidade de peixes e outros animais que vivem no mar. Além disso, são fundamentais para a reprodução e preservação dessas espécies.
Esse vídeo mostra um evento de branqueamento de corais no Panamá. O que é o branqueamento de corais? Pq isso acontece? O que isso significa para nós? O que pode ser feito?
Hoje no #OceanoEmFio (voz do globo repórter)pic.twitter.com/uZKZ8NbzNA
— Adriana Lippi (@drilippi) August 4, 2023
De acordo com o professor , o aquecimento do mar é provocado pelo fenômeno “El Niño”, e não por causa das ações humanas.
O climatologista acrescenta que os próprios corais conseguem se recompor ao longo do tempo, apesar das fases de instabilidade.
Branqueamento dos corais não é novidade
Segundo Ricardo Felício, o branqueamento dos corais ocorreu em outras épocas. “Casos semelhantes aconteceram em 1998”, afirmou, ao acrescentar que essas instabilidades ocorrem no planeta.
Fonte: revistaoeste