Durante uma reunião com governadores do realizada na quarta-feira 6, o presidente mencionou que pretende evitar compromissos depois das 20h para “dormir mais”.
De acordo com o jornal The New York Times, o comentário foi feito enquanto Biden, de 81 anos, tentava tranquilizar mais de 20 líderes estaduais sobre sua capacidade de vencer o republicano nas eleições de novembro e governar por mais quatro anos.
O comentário de Biden deixou alguns governadores frustrados, conforme relataram fontes do canal CNN. A frustração se refletiu na reação de alguns participantes à declaração de lealdade e entusiasmo distribuída pela campanha de Biden na quinta-feira 7. A Casa Branca não se pronunciou sobre as palavras do presidente.
Um assessor da campanha do democrata argumentou que, além de se preparar para debates na semana depois de suas duas viagens à Europa, Biden estava envolvido em horas de trabalho oficial e de campanha.
O porta-voz da campanha de Biden, Kevin Munoz, comparou a rotina de Biden com a de ex-presidentes: “O presidente (George W.) Bush ia para a cama às 21h, e o presidente (Barack) Obama fazia o jantar às 18h30”, disse. “Presidentes normais mantêm um equilíbrio, e Joe Biden faz o mesmo.”
Biden também fez uma brincadeira que não foi bem recebida: “Estou bem — não sei sobre meu cérebro, no entanto”. Jen O’Malley Dillon, presidente da campanha de Biden, afirmou que o presidente estava “claramente fazendo uma piada”.
Desempenho de Biden no debate presidencial
Depois de um desempenho fraco no debate presidencial da CNN na semana passada, alguns democratas começaram a pedir a Biden que desistisse da corrida, levando a Casa Branca a tentar convencer céticos dentro do partido e eleitores.
Nos dias seguintes, oficiais da administração deram explicações confusas e conflitantes para tentar justificar a performance do atual presidente, o que aumentou as preocupações sobre sua idade.
O democrata sinalizou na quinta-feira 7 que pretende continuar na corrida. Durante um churrasco no Dia da Independência na Casa Branca, um participante disse ao presidente: “Precisamos de você”. Biden respondeu: “Você me tem, não vou a lugar nenhum”.
Saúde sob suspeitas
Biden, o presidente mais velho da história dos Estados Unidos, tem enfrentado questionamentos sobre sua idade e saúde há anos. As suspeitas se intensificaram durante o debate, quando o democrata estava rouco e, às vezes, ininteligível, fazendo Trump, apenas três anos mais novo, parecer mais apto. A maioria dos espectadores do debate considerou o ex-presidente como o vencedor, segundo uma pesquisa da CNN.
O desempenho de Biden no debate aumentou o escrutínio e as reportagens sobre sua saúde, com fontes que descreveram um declínio em sua capacidade mental. O New York Times relatou que as “falhas” do presidente se tornaram mais frequentes e preocupantes, com uma fonte que disse que os preparativos de seis dias do democrata para o debate em Camp David não começaram antes das 11h e que ele tinha tempo para cochilar diariamente.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, evitou responder durante a coletiva de quarta-feira, 6, se o presidente tira cochilos diários à tarde, conforme reportado pelo Times. Ela atribuiu o desempenho fraco de Biden no debate ao cansaço de viagens e jet lag, depois de inicialmente culpar um resfriado.
Diante da crescente pressão para considerar desistir da corrida e das crescentes preocupações sobre sua capacidade de governar mais um mandato, a CNN relatou que Biden expressou privadamente que os próximos dias serão cruciais para salvar sua candidatura à reeleição.
Fonte: revistaoeste