A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) está investigando o motivo pelo qual um avião desceu a uma altitude considerada “perigosamente baixa” enquanto se aproximava do aeroporto de Oklahoma City na madrugada desta quinta-feira, 20.
Um porta-voz da FAA informou à imprensa dos Estados Unidos que um alerta do sistema automático de altitude mínima foi acionado por volta de 0h05, quando o avião estava a 14 quilômetros do Aeroporto Will Rogers World.
O avião passou sobre a Yukon High School, a uma altitude “perigosamente baixa” de aproximadamente 625 pés (190 metros), chegando a 525 pés (160 metros) do solo, conforme dados do FlightRadar24 obtidos pelo jornal ABC News, dos Estados Unidos.
Para investigar o incidente, um controlador de tráfego aéreo local entrou em contato com o voo 4069 da Southwest Airlines. “Southwest 4069, alerta de altitude baixa. Está tudo bem?”, perguntou o controlador, em áudio obtido pela ABC News.
Avião partiu de Los Angeles para Oklahoma City, nos Estados Unidos
O avião havia partido de Los Angeles na noite da última terça-feira, 18, e estava se aproximando de Oklahoma City quando o alerta foi disparado. Imagens da trajetória do voo mostram que a aeronave fez um círculo no ar antes de retomar a rota e pousar em segurança.
Em um comunicado divulgado na noite de quinta-feira, a Southwest Airlines afirmou estar em contato com a FAA “para compreender e resolver quaisquer irregularidades na aproximação da aeronave ao aeroporto.”
“Nada é mais importante para a Southwest do que a segurança de nossos clientes e funcionários”, declarou a companhia, por meio de nota.
Este incidente ocorreu uma semana depois de outro avião da Southwest ter ficado a 120 metros de colidir com o mar no Havaí. A descida abrupta ocorreu depois que os pilotos abortaram um procedimento de pouso em condições climáticas “severas” na região. A FAA também está investigando esse caso.
Fonte: revistaoeste