A equipe de triatlo misto da Bélgica decidiu não participar da prova agendada para esta segunda-feira, 5, no Rio Sena, nos Jogos Olímpicos de Paris. O motivo da desistência é o estado de saúde de Claire Michel, uma das integrantes do time. Ela contraiu uma infecção da bactéria E. Coli e se encontra hospitalizada.
É o segundo caso divulgado de atletas doentes depois de nadarem no Rio Sena. No caso de Claire, ela vem passando mal há quatro dias e continua com o estado de saúde debilitado. Os principais sintomas provocados pela inflamação bacteriana são problemas estomacais e intestinais.
+
A desistência do país europeu de participar da disputa acontece em meio à polêmica sobre a qualidade da água do Rio Sena. Por causa da poluição, os Jogos Olímpicos de Paris registraram adiamentos de treinos e também e de provas.
Personagem da polêmica, a triatleta belga nadou no Sena na quarta-feira 31, quando competiu na prova individual de triatlo. Por meio de um comunicado, o Comitê da Bélgica informou que a decisão de não participar foi tomada depois de uma consulta aos atletas e integrantes da comissão técnica.
Em entrevista ao veículo belga VTM, a triatleta Jolien Vermelylen nadou no rio e revelou estar preocupada. “Nadando sob a ponte, senti e vi coisas que você não deveria pensar muito. Eu bebi muita água. Saberemos amanhã se estou doente, ou não”, disse.
Atleta suíço passou mal depois de competir no Rio Sena
Um . Três dias depois da disputa do triatlo masculino na olimpíada de Paris 2024, a seleção da Suíça revelou no sábado 3 que um de seus triatletas está com uma infecção estomacal e não competirá no revezamento misto.
Apesar da mudança, o time suíço evitou culpar a qualidade das águas do rio pelo problema de saúde do atleta. Era “impossível dizer” se a infecção gastrointestinal de Adrien Briffod está ligada à qualidade da água do Rio Sena, afirmou a equipe olímpica suíça num comunicado.
+
Briffod passou 21 minutos no Sena para completar o trecho de natação de 1,5 quilômetro e abrir a corrida na qual terminou em 49º lugar. Ele completou 30 anos na sexta-feira em Paris.
Antes dos jogos, os organizadores gastara cerca de US$ 1,5 bilhão para limpar a água. O presidente francês Emmanuel Macron prometeu nadar no Sena para mostrar que era seguro, mas até agora não o fez. A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, entrou na água uma semana antes da abertura da Olimpíada, .
Redação , com informações da Agência Estado
Fonte: revistaoeste