Um ataque realizado contra uma sala de shows em provocou pelo menos 40 mortes e centenas de feridos nesta sexta-feira, 22.
Segundo as primeiras informações divulgadas pelas agências de notícias russas Ria Novosti e Tass, pelo menos quatro homens com rostos cobertos abriram fogo na sala , na periferia da capital russa. Uma explosão teria sido registrada.
Em um vídeo publicado pela Novaya Gazeta Europa, os agressores podem ser vistos avançando e disparando a sangue frio contra algumas pessoas que tentam refugiar-se num canto à entrada de um centro comercial.
De acordo com o que também foi noticiado pela mídia , estava agendado no local um show da banda de rock Picnic.
A origem do ataque não é clara até o momento.
Os agressores terma usado e teriam lançado uma granada ou , iniciando um incêndio que ainda persiste.
Centenas de pessoas estavam presentes na sala de show no momento do ataque. Muitas foram evacuadas.
O telhado do prédio está em chamas e corre o risco de desabar enquanto ainda há pessoas no interior.
A sala de concertos está localizada no assentamento urbano de Krasnogorsk, na periferia de .
O local foi inaugurado em 25 de outubro de 2009 pelo empresário Aras Agalarov e tem o nome do cantor muçulmano .
As equipes especiais de reação rápida russa (SOBR) e as foram alertadas e enviadas até o local do ataque armado.
Estados Unidos tinham alertado sobre risco de ataque terrorista
No dia 7 de março, a embaixada dos em alertou sobre possíveis ataques terroristas nas seguintes 48 horas, especialmente em locais lotados e casas de show.
A embaixada dos em emitiu um alerta aos cidadãos norte-americanos, para que evitem locais lotados durante as próximas 48 horas.
A sede diplomática afirma que está “monitorando relatos de planos de extremistas para atingir grandes reuniões, incluindo concertos”.
O conselho aos cidadãos dos é evitar lugares lotados e acompanhar as atualizações da mídia local.
“Atualmente não há indicação de que a ou os ucranianos estivessem envolvidos no tiroteio”, declarou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos , .
Rússia pede condenação da comunidade internacional ao ataque
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia chamou o ocorrido de “um ataque terrorista sangrento”.
“Toda a comunidade internacional” deveria condenar o ataque terrorista ocorrido na sala de concertos , declarou a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da , , citada pela Ria Novosti.
A Diretoria Principal de Inteligência do Ministério da Defesa da afirma que o ataque terrorista em Moscou é “uma provocação deliberada do regime de Putin”.
O porta-voz da inteligência militar ucraniana, , disse que “esta é uma provocação deliberada dos serviços de inteligência de , sobre a qual a comunidade internacional tinha alertado”.
“O tirano do começou a sua carreira com esse tipo de ações e quer acabar com os mesmos crimes contra os seus próprios cidadãos”, explicou , acusando a de estar por trás do ataque em .
Fonte: revistaoeste