Sophia @princesinhamt
Mundo

Astronauta negro de 90 anos aceita convite de Jeff Bezos para viagem ao espaço

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Um sonho que estava guardado há aproximadamente 60 anos finalmente se realizou. fez questão de incluir Edward Dwight, considerado o primeiro homem preto a treinar como astronauta na Nasa, entre os tripulantes do voo da Blue Origin, que partiu em direção ao espaço na manhã deste domingo, 19.

Aos 90 anos, Edward também se tornou a pessoa mais velha a sair da Terra. Ele e outras cinco pessoas encararam a missão, que levou aproximadamente 11 minutos de ida e volta. No trecho, a tripulação pôde experimentar a sensação de gravidade zero.     

“Achei que realmente não precisava disso na minha ”, disse Edward logo após sair da cápsula. “Mas, agora, preciso disso em minha vida… estou em êxtase”.

Seleção como astronauta

Edward é formado em Engenharia Aeronáutica na Universidade Estadual do Arizona. Ele se alistou na Força Aérea dos Estados Unidos em 1953 e foi destaque como piloto de testes.

Em 1961, no governo de John F. Kennedy, o americano foi selecionado para o treinamento de astronauta. 

Na época, Kennedy estava pressionando para aumentar a diversidade racial em vários campos, incluindo o espacial. 

Enfrentou o racismo  

Apesar do grande e habilidades, Edward enfrentou vários desafios e discriminações durante o treinamento. 

“Todos foram instruídos a me ignorar”, disse Dwight sobre os colegas. “Yeager (primeiro comandante da escola) teve uma reunião com os alunos e funcionários no auditório e anunciou – que Washington estava tentando enfiar essa palavra com N em nossas gargantas”. 

Ainda assim, ele ficou entre as 26 pessoas recomendadas pelos oficiais da Força Aérea para ingressar na NASA .

Nova carreira  

Quando a organização espacial divulgou a lista de escolhidos em 1963, Edward não foi incluído. 

Ele até chegou a dizer que, na época, achava que a carreira como astronauta havia terminado.

Logo depois, em 1966, ele decidiu renunciar à Força Aérea com o posto de capitão.

Depois disso, Edward se dedicou à arte. Conquistou o título de mestre em artes plásticas em escultura, com obras focadas nos pioneiros da história preta.

Leia mais notícia boa 

A ideia de ir ao espaço 

Edward contou que o astronauta Leland Melvin apresentou a ideia pela primeira vez enquanto os dois trabalhavam em “The Space Race”, um documentário sobre a história dos astronautas e engenheiros pretos no programa espacial da NASA.

“Eu tive, você sabe, 60 anos para sentar e pensar sobre todas as partes disso”, contou. 

“Houve uma parte da minha carreira que não foi totalmente realizada, e aqui está uma grande , neste momento, de cumprir isso para auto-satisfação, sim”.

Ainda completou: “Mas o mais importante é satisfazer todas as pessoas maravilhosas que me encheram de amor durante todos esses anos. Porque foram essas pessoas que queriam que eu fosse para o espaço da melhor maneira possível. Para elas (isso) é justiça”.

Pronto para voltar 

Nos últimos anos, o turismo espacial, liderado na maioria por bilionários como Bezos, Elon Musk e Richard Branson, tem crescido bastante.

Jeff vê as curtas excursões no New Shepard como um trampolim para ambições maiores, incluindo o desenvolvimento de um foguete pesado completo e um módulo de pouso lunar.

E Edward está pronto para voltar. “Quero entrar em órbita. Quero dar a volta à Terra e ver a Terra inteira. É isso que quero fazer agora”, disse à NPR.

Ed Dwight no centro com colegas na Escola de Pilotos de Pesquisa Aeroespacial em 1963. - Foto: Getty Images

Ed Dwight no centro com colegas na Escola de Pilotos de Pesquisa Aeroespacial em 1963. – Foto: Getty Images

Edward relatou ter passado por racismo durante o treinamento nos anos 60. Hoje considera a ida ao espaço como justiça! - Foto: National Geographic

Edward relatou ter passado por racismo durante o treinamento nos anos 60. Hoje considera a ida ao espaço como justiça! – Foto: National Geographic

Com informações The Independent e CBS News

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.