Às 11h41 (horário de Brasília) desta sexta-feira, 2, um asteroide do tamanho do Estádio Maracanã passará pela Terra. Batizado de 2008 OS7, o corpo celeste rochoso mede cerca de 271 metros de diâmetro e está em rota de aproximação do planeta. De acordo com a , agência espacial norte-americana, este asteroide é considerado “potencialmente perigoso”.
A distância do 2008 OS7 até o planeta será de 2,8 milhões de quilômetros. A Nasa classifica um asteroide como potencialmente perigoso quando ele tem mais de 140 metros de diâmetro e se sua distância da órbita da Terra em torno do Sol for de ao menos 7,5 milhões de quilômetros.
Neste caso, essa rocha espacial é quase do tamanho do maior estádio do Brasil, o Maracanã, no Rio de Janeiro, que mede 317 metros em seu eixo maior.
Há risco de colisão?
Apesar da dimensão do asteroide, a Nasa garante que não é preciso se preocupar, pois o risco de uma colisão praticamente inexiste.
“Não precisamos nos preocupar muito com isso, pois esse asteroide não entrará na atmosfera da Terra, embora ainda se aproxime dela”, avaliou o cientista planetário Minjae Kim, investigador do Departamento de Física da Universidade de Warwick.
Ele explica que há milhões de asteroides no nosso sistema solar, dos quais aproximadamente 2.350 foram classificados dessa forma.
“A próxima abordagem significativa da Terra por uma dessas rochas será o 99942 Apophis, em 14 de abril de 2029”, anunciou o investigador.
Segundo o cientista, este asteroide não é grande o bastante para que seja visto a olho nu.
Fonte: revistaoeste