Lil Tay, estrela da mídia social, morreu, aos 14 anos. Nascida Claire Eileen Qi Hope, a menina ganhou fama na internet aos 9 anos depois de falar palavrões nas redes sociais e exibir o seu dinheiro. A influenciadora Lil Tay era conhecida como a “adolescente do rap”.
Nesta quarta-feira, 9, representantes de Lil confirmaram a morte da garota que havia sido “a mais jovem flexora do século”. Porém, a causa da morte ainda não foi revelada. Segundo o periódico norte-americano New York Post, os responsáveis legais por Lil não responderam à imprensa.
Fama na internet
Em 2018, aos 9 anos, ela começou a viralizar nas redes sociais com sua performance irreverente. Lil ficou bastante conhecida por compartilhar clipes falsos de si mesma ao segurar pilhas de dinheiro perto do ouvido — à maneira de um telefone — no YouTube.
Natural do Canadá, a morte da garota, que se mudou para Los Angeles, nos Estados Unidos, durante sua ascensão ao estrelato cibernético gerou comoção nas redes sociais. O comunicado oficial no seu perfil dizia: “É com o coração pesado que compartilhamos a notícia devastadora da morte repentina e trágica de nossa amada Claire”.
A mensagem continua ao dar ênfase à dor dos familiares e amigos da influenciadora de 14 anos: “Não temos palavras para expressar a perda insuportável e a dor indescritível. Este resultado foi totalmente inesperado e nos deixou em estado de choque”.
Circunstâncias suspeitas
A publicação no Instagram revelou que o irmão de Tay também morreu, mas sua identidade ainda não foi confirmada. “A morte de seu irmão adiciona uma profundidade ainda mais inimaginável à nossa dor”, disse o aviso on-line.
O porta-voz de Lil escreveu: “Durante este período de imensa tristeza, pedimos gentilmente privacidade enquanto lamentamos esta perda avassaladora, pois as circunstâncias que cercam a morte de Claire e de seu irmão ainda estão sob investigação. Claire permanecerá para sempre em nossos corações, sua ausência deixando um vazio insubstituível que será sentido por todos que a conheceram e amaram”.
Conteúdo controverso
Frequentemente controverso, o conteúdo produzido pela influenciadora de 14 anos, que muitas vezes vinha repleto de calúnias — incluindo a palavra com N* —, fez a garota acumular mais de 3 milhões de seguidores nas redes sociais.
Porém, ainda em 2018, Tay já havia emitido um pedido público de desculpas pelo uso de linguagem depreciativa, dizendo: “Eu realmente peço desculpas a todos que ofendi … Não sou nada racista”. Ela fez a declaração durante um episódio de seu reality show de curta duração Life With Lil Tay.
Em 2021, uma página de doações do GoFundMe, que tinha o objetivo de arrecadar US$ 19 mil, e supostamente organizada pelo seu irmão mais velho, Jason Tian, exibia a alegação de que a então pré-adolescente precisava de apoio financeiro para combater seu pai “abusivo” e “ausente”.
A morte de Lil Tay segue a perda da também jovem influenciadora Annabelle Ham, de 22 anos. Ela morreu depois de sofrer um “evento epiléptico” em julho; e da estrela do TikTok “Bucket List” Harrison Gilks, de 18 anos, que veio a óbito depois de uma longa batalha contra o câncer em abril.
Fonte: revistaoeste