Os primeiros testes do anticoncepcional masculino em humanos começaram esta semana nos Estados Unidos, 63 anos depois da pílula lançada para mulheres.
É uma pílula sem hormônio, portanto, traria menos efeitos colaterais do que a versão feminina.
As pílulas hormonais testadas para homens até hoje diminuíam a testosterona, o que acabava cortando a libido. Com o remédio da YourChoice Therapeutics isso não deverá acontecer.
É reversível
A empresa norte-americana YourChoice Therapeutics informou que a nova etapa do estudo foi aprovada após bem-sucedidos testes em ratos, com índices que superaram os 99% de eficácia na prevenção da gravidez.
Segundo a indústria, a pílula se mostrou 100% reversível nos animais. Isso significa que, se o homem mudar de ideia e parar de tomar, ela ainda conseguiria ser pai.
“A última inovação em contracepção foi a pílula anticoncepcional para mulheres, e isso foi há mais de 60 anos. O mundo está pronto para um agente contraceptivo masculino que seja livre de hormônios, é simplesmente a coisa certa a fazer, dado o que sabemos sobre os efeitos colaterais que as mulheres têm sofrido durante décadas devido à pílula”, informou a empresa.
Como ela age
O bloqueio de espermatozoides será feito diretamente nos testículos.
“Escolhemos conscientemente inibir a via de sinalização da vitamina A nos testículos porque quase 100 anos de investigação validaram esta via e mostram que a infertilidade pode ser facilmente revertida”, diz a nota.
Isso acontece ao bloquear uma proteína.
“O YCT-529 bloqueia uma proteína – não hormônios – para impedir a produção de espermatozoides. Acreditamos que isto será mais atrativo para os homens, a maioria dos quais vê a prevenção da gravidez como uma responsabilidade partilhada, apesar das atuais opções contraceptivas limitadas, que são permanentes ou apenas moderadamente eficazes”, disse Akash Bakshi, cofundador e CEO da YourChoice Therapeutics.
Leia mais notícia boa
Prevenir a gravidez é responsabilidade de ambos
A Diretora Executiva Heather Vahdat comentou: “Embora a maioria dos homens veja a prevenção da gravidez como uma responsabilidade partilhada, eles têm poucas opções de participação. […] Acreditamos que o primeiro estudo em humanos do YCT-529 é um passo significativo em direção a um futuro onde tanto homens como mulheres tenham o poder de decidir e controlar o uso de contraceptivos, a gravidez e a procriação, um tipo de igualdade na saúde que acreditamos ser longo atrasado”, afirmou.
A segurança
O estudo de fase um investigará a segurança, tolerabilidade, farmacocinética e farmacodinâmica de doses orais ascendentes únicas de YCT-529 em 16 participantes.
A Quotient Sciences, com sede no Reino Unido, está conduzindo o estudo de fase um. Os voluntários do sexo masculino que desejarem se inscrever são convidados a entrar em contato com a Quotient Sciences em weneedyou.co.uk.
Com informações do BusinessWire
Fonte: sonoticiaboa