Sophia @princesinhamt
Mundo

Agricultores ‘invadem’ Bruxelas com tratores, em protesto contra ‘carnificina no setor’

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Agricultores da região de Flandres, no norte da Bélgica, fizeram um protesto com milhares de tratores na capital belga, Bruxelas, nesta sexta-feira, 3. Eles querem que o governo reveja um plano recém-lançado para limitar as emissões de nitrogênio. A categoria afirma que as novas regras prejudicam a agricultura e a pecuária e comprometem a segurança alimentar. A polícia estimou em 2,7 mil o número de tratores em Bruxelas.

Em uma declaração conjunta, associações de agricultores do país disseram que o acordo de nitrogênio “causará uma carnificina socioeconômica”.

“Nosso setor já está se esforçando muito e está disposto a fazer esforço também, mas o governo espera cada vez mais de nós, enquanto o setor industrial também está em expansão”, disse Liesje Van Loon, proprietária de uma fazenda de cabras.

O presidente da associação agrícola Boerenbond, Lode Ceyssens, disse que os políticos precisam encontrar soluções que garantam a segurança alimentar e um futuro para a agricultura na região. Pelo menos seis associações de agricultores participaram do protesto.

Vídeos do protesto que ocuparam as ruas de Bruxelas foram postados nas redes sociais.

https://twitter.com/DanVitorPH/status/1631677144836308993

O governo da Bélgica alega que houve elevação dos níveis de nitrogênio no ar e na água, acima do previsto nos regulamentos da União Europeia, e o governo culpa os agricultores, pela criação de gado e uso de fertilizantes, pelo aumento do tráfego e pela construção.

Há três semanas, agricultores franceses fizeram protesto semelhante em Paris. Com milhares de tratores na capital francesa, eles queriam respostas do governo sobre a proibição de utilizar defensivos agrícolas nas plantações de beterraba. Sem esses pesticidas, o vírus amarelo da beterraba ataca as plantas, amarela as folhas e impede seu crescimento. E a expectativa é colher 50% menos.

A decisão do governo francês de proibir o defensivo foi motivada por uma sentença do Tribunal de Justiça Europeu, que considerou o comportamento da França ilegal e determinou a imediata interrupção do uso da substância. O mesmo tribunal também determinou que a Holanda reduza à metade as emissões de nitrogênio até 2030.

Na Edição 152 da Revista Oeste, Brendan O’Neill, da Spiked, escreveu um artigo intitulado, explicando como a atividade está sendo comprometida em várias partes do mundo pelo pensamento ecologicamente correto.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.