Mais de duas décadas depois dos ataques às Torres Gêmeas, em , nos Estados Unidos, em 11 de setembro de 2001, os restos mortais de uma das vítimas foram identificados nesta quinta-feira, 18. Os peritos concluíram tratar-se do executivo John Ballantine Niven, de 44 anos, que trabalhava no 105º andar do Word Trade Center.
Devido ao estado dos corpos recuperados, 40% das vítimas ainda não foram identificadas, e os restos mortais continuam em processo de análise de DNA.
Apesar da evolução tecnológica nas últimas décadas, de acordo com a imprensa norte-americana, os cientistas já revisaram algumas peças mais de dez vezes. Eles trabalham com aproximadamente 21,9 mil restos mortais para conectá-los a vítimas individuais.
Saiba mais sobre a vítima identificada
John Niven era executivo da empresa de seguros Aon Risk Services, localizada na torre dois do complexo do World Trade Center, em Manhattan. Ele morava com a mulher, Ellen Niven, e o filho, Jack, na época com apenas 1 ano e meio de idade, na ilha de Long Island, no subúrbio de Nova York.
Ao receber a notícia da identificação dos restos mortais do marido, a viúva expressou seus agradecimentos às autoridades locais, classificando os esforços como “extraordinários”. Ela destacou o trabalho dedicado dos funcionários da cidade, que continuam a tarefa.
“É emocionante para mim, e estou certa de que para muitos outros, ouvir tantos anos depois que o DNA foi encontrado”, disse Ellen. “É uma homenagem real à cidade de Nova York e às equipes que trabalham nos bastidores todos esses anos para honrar o lema de nunca esquecer. Meu filho e eu estamos agradecidos.”
Prefeito de Nova York também destacou o trabalho dos peritos
Em comunicado, o prefeito de o democrata Eric Adams, agradeceu ao chefe do Escritório do Examinador Médico, órgão equivalente ao Instituto Médico-Legal (IML) do Brasil.
“Embora a dor das enormes perdas em 11 de setembro nunca nos deixe, a possibilidade de novas identificações pode oferecer consolo às famílias das vítimas”, escreveu Adams.
Relembre os ataques de 11 de setembro de 2001 nos EUA
Os ataques em 11 de setembro de 2001 foram realizados pela organização terrorista Al-Qaeda, liderada por Osama bin Laden.
As ações, planejadas e executadas pelo terrorista, envolveram o sequestro de aviões comerciais para serem usados como armas contra alvos civis nos EUA.
Duas aeronaves foram lançadas contra as Torres Gêmeas do WTC, resultando na queda dos arranha-céus de 110 andares cada.
Um terceiro avião foi direcionado ao Pentágono, no Estado da Virgínia, e um quarto jato, o United Airlines Flight 93, caiu na Pensilvânia depois que os passageiros tentaram retomar o controle da aeronave das mãos dos sequestradores.
Ao todo, 3 mil pessoas perderam a vida.
Fonte: revistaoeste