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Tainara Reis lança Tata Beauty para incentivar autoexpressão e autoconfiança

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influenciadora e maquiadora Tainara Reis, natural de Canguçu, município de 56 mil habitantes no Rio Grande do Sul, lançou oficialmente a sua própria marca de , a Tata Beauty, neste domingo (10). A divulgação do lançamento começou a viralizar no em , em especial pela identidade visual dos produtos e pela proposta de atender a diferentes tons de pele com poucas variações de cores de blushes e iluminadores.

“Quero que a Tata Beauty esteja tanto na bancada do maquiador que compreende que ele não precisa ter a vestimenta ideal para ser maquiador profissional quanto para as minhas seguidoras entenderem que a maquiagem não é supérflua, é o que ela quiser que seja“, afirma Tainara em entrevista exclusiva à , em que relembra sua trajetória na internet e comenta detalhes sobre os produtos que desenvolveu.

 

O surgimento da marca e os produtos

A Tata Beauty chega teve o início de suas vendas neste domingo (10), com uma live de lançamento. Os produtos que vêm nesse primeiro drop são dois duos de blush (R$ 69,90) e iluminador (R$ 79,90) e um pincel multifuncional (R$ 45,90); para uma próxima leva, estão previstos batons.

“A gente teve amostra praticamente de três em três meses chegando e testando em diversos tons e tipos de pele. Foi bem leve esse processo, eu não tive pressão nenhuma em ter que fazer tudo rápido. Foram testes bem devagar e muito minuciosos para escolher as cores”, afirma Tainara, que conta que parte dos produtos é fabricada em Belo Horizonte, enquanto outra é importada da China. “A gente tentou muito fazer Tatá Beauty ser somente do Brasil, mas, na época, a matéria-prima que vinha de produto em pó não foi aprovada por mim dentro das fabricantes nacionais que eu tive amostras. Quando eu não consegui ver a qualidade que eu queria, começamos a buscar fornecedores de fora. […] Mas eu quero muito priorizar as fábricas daqui e trazer de fora somente o que for realmente essencial.”

Produtos de maquiagem da Tata Beauty, de Tainara Reis
Produtos De Maquiagem Da Tata Beauty, De Tainara Reis Tata Beauty/Divulgação

A influenciadora relata que a de criar sua própria marca surgiu em 2020, quando vivia uma crescente nos seus perfis nas redes sociais e já dava cursos on-line de maquiagem profissional. A princípio, ela começou a pensar nos itens para compor o nécessaire e facilitar a rotina de seus alunos que se tornariam maquiadores profissionais. “Tinha um módulo no curso somente sobre como cuidar da autoestima da cliente e deixava muito claro que, como você está em um lugar de autoridade diante da cliente, precisa prestar atenção na forma em que vai conduzir suas falas. O maquiador dizer que não vai maquiar a pessoa porque ela está com pelo no buço, por exemplo, deixa de ser uma dica e pode se tornar uma obrigação para a cliente, porque ela fica envergonhada com aquilo. Então, eu explicava que existem frases delicadas que podem virar uma dor para a pessoa”, relembra Tainara. “E, aí, eu comecei a perceber que os meus alunos queriam um pouquinho mais de mim, e eu queria trazer uma uma materialização desses ensinamentos”, acrescenta.

O desenho de uma abelha, que aparece nos iluminadores, inclusive representa os alunos de Tainara. “A gente os chama de abelha rainha, porque eu quero que eles construam a própria história. Fazemos uma analogia com a colmeia que a abelha rainha cria. Então, vão existir dois públicos, os meus alunos, que vão se apaixonar e entender perfeitamente a história dos produtos, e a galera que me acompanha na internet ou me descobriu agora, que vai ter um olhar mais crítico por não ter o emocional, mas que vai se surpreender com a qualidade dos produtos.”

Iluminadores da Tata Beauty, de Tainara Reis
Iluminadores Da Tata Beauty, De Tainara Reis Tata Beauty/Divulgação

O sucesso no TikTok

O assunto Tatá Beauty virou um sucesso no TikTok. Tainara analisa que isso vem também de uma rivalidade que surgiu diante da , marca de Mari Saad, que deixou a desejar em termos de inclusão de tons de pele negra e retinta em seus contornos e bronzers. “A galera da internet coloca a MASCAVO como uma marca rica, e eu como uma marca autoral, independente, feita com recursos próprios, sem investidor. Então, por conta dessa discrepância, colocaram a Tatá Beauty em um lugar de pensar, mesmo que com poucos produtos, em atender diversos tons de pele de uma maneira igual.”

Essa rivalidade, no entanto, não é a narrativa que Tainara pretende evidenciar. “As pessoas buscam um inimigo em comum para endeusar o outro, e essa narrativa não é interessante para mim e não é da qual eu gosto de fazer parte ou incentivar. […] Eu não fiz mais do que a minha obrigação. Não coloquem o crédito em cima de mim, sendo que tem várias meninas pretas que estão fazendo um trabalho muito lindo, várias marcas de CEOs pretas que precisam ser muito mais reconhecida do que eu, e estão me colocando nessa posição.”

@notrabalho

Respondendo a @Luzia entediada TATA Beauty ainda nem lançou e já estamos todas ansiosas! @Tainara Reis – é o real significado de “não prometeu nada e entregou tudo”, e eu tô muito orgulhosa de ter feito parte disso! 🐝❤️🩷 ah, meu batom é o Nossa da Vic Beauté #maquiagemtiktok #testandomaquiagem #estrategiasdemarketing

♬ som original – carla no trabalho

@julianaluziee

Eu to super empolgada por esse lancamento de @Tainara Reis – e vocês? #tatabeauty

♬ som original – Juliana Luziê

História com maquiagem

Tainara Reis revela à que aprendeu a se maquiar vendo vídeos de blogueiras pioneiras no YouTube, como Alice Salazar e Niina Secrets, mas só se envolveu com o assunto de forma profissional na época em que cursava administração na faculdade e decidiu juntar dinheiro para realizar o sonho de fazer um intercâmbio. Conseguiu cumprir seu objetivo e, ao voltar ao Brasil, continuou a trabalhar como maquiadora, e o que tinha uma finalidade específica virou sua profissão.

Nesse período, Tainara relata que descobriu o que era o , principalmente pela vertente body positive, e percebeu que precisava abordar a maquiagem por um novo olhar. “Eu era uma menina muito insegura e aquilo [o feminismo] abriu os meus olhos. Descobri que a baixa que eu sentia não era só um problema meu, mas algo que todas as mulheres passam. E fez mais sentido porque eu ouvia de várias clientes a mesma história: ‘Não gosto disso em mim, me sinto feia sem maquiagem’… E, aí, eu me senti hipócrita. Pensei: ‘Quero que as pessoas se sintam bem, mas eu sou maquiadora. Como posso fazer isso sem que a pessoa sinta que a maquiagem é uma pressão, que ela só vai ficar bonita maquiada?’. Foi quando eu entendi um novo posicionamento da maquiagem e percebi que, dentro do meu estúdio, aquilo poderia ser terapêutico de alguma forma. Quando aparecia algum tipo de insatisfação na cliente, eu sempre conversava muito com ela sobre isso, e eu comecei a trazer esse viés da autoestima para os meus vídeos também, que foi quando teve a primeira virada de chave. […] O acabamento da maquiagem diz muito mais a respeito dos produtos e da técnica que utilizamos do que o formato do nariz da pessoa, se ela faz ou não as sobrancelhas, se tem pelo no buço…”

Tainara Reis
Tainara Reis Tata Beauty/Divulgação

Propósito e expressão

Ter um portfólio que atenda uma maquiagem profissional completa está entre os objetivos da criadora de conteúdo para a Tata Beauty, principalmente produtos que proporcionem uma ‘pele impermeável’, que precisam de ativos específicos. “Eu quero trazer nesse nosso portfólio produtos específicos para pele impermeável, mas que sejam super atuais e com acabamento leve e bonito.”

A sociedade construiu a maquiagem como algo fútil, supérfluo e inútil, um ‘hobby de menininha’, mas não. Ela vem de um viés muito artístico, de misturar cores e texturas e transformar a autoestima de muita gente.

Tainara Reis

Tainara destaca que valoriza, sobretudo, a expressão da personalidade através da maquiagem, seja ela qual for. “O mercado acaba colocando a gente dentro de caixinhas. Então, para um maquiador profissional existir, ele precisa usar certo tipo de vestimenta, tem que estar de preto, com as unhas feitas, sempre maquiado, mas não pode ser extravagante demais. Existe muitas regras cruéis com a gente, sabe, porque o maquiador, se a gente for olhar pro trabalho dele, é uma arte. Por mais que a sociedade construiu a maquiagem como se fosse algo fútil, supérfluo e inútil, um ‘hobby de menininha’, não. Ela vem de um viés muito artístico, de misturar cores e texturas e transformar a autoestima de muita gente.”

“Eu quero que todo mundo que consuma Tata Beauty entenda que se a forma de expressão dessa pessoa for ser extravagante, que seja, mas que não esconda em nenhum segundo a sua personalidade. Porque, em um mundo onde está todo mundo ficando tão parecido, ser autêntico de fato estranha e vai chamar atenção, mas chamar a atenção não é ruim. A gente cresce acreditando que não podemos gritar para não chamar muita atenção, ter muita opinião, porque senão tu é muito grossa, fazer coisas diferentes, porque senão é a louquinha da família. Talvez as pessoas que são mais ousadas são as pessoas que estão sabendo viver de verdade.”

“Eu não quero prender, eu quero que as pessoas se estimulem com a sua criatividade e a sua personalidade. E, se eu puder estar presente nesses momentos, vai ser muito importante, e é isso que eu mais prego. […] É nesse lugar que eu quero que Tatá Beauty esteja, tanto na bancada do maquiador que compreenda que ele não precisa ter a vestimenta certa para ser um maquiador profissional, mas também as minhas ‘pintinhas’ seguidoras entenderem que a maquiagem não é supérfula, ela é algo que ela quiser que seja.”

Produtos de maquiagem da Tata Beauty, da Tainara Reis
Produtos De Maquiagem Da Tata Beauty, Da Tainara Reis Tata Beauty/Divulgação

Por fim, a influenciadora reforça que seus pés estão muito fincados no chão e acaba controlando seus sonhos, mas, ainda sim, imagina o dia mais feliz de sua vida. “Eu espero de todo o meu coração que as pessoas se surpreendam, que gostem e que Tata Beauty possa alcançar muitas mulheres e meninos também que têm a ousadia de ser eles mesmos. Eu acho que o dia mais feliz da minha vida vai ser o dia em que eu assistir a vídeos da galera usando os meus produtos e gostando, que seja esse o início de tudo.”

Fonte: capricho

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Sophia Costa

💕 Digital Influencer | Apresentadora | Modelo | Miss 🇧🇷
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