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SPFW homenageia o jeans com o movimento Sou de Algodão na sua 56ª edição

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Para a 56ª edição da São Paulo Fashion Week, que teve início nesta quarta-feira (8), o movimento “Sou de Algodão” prepara um tributo em ao jeans, peça icônica que completa 150 anos de história em .

Na passarela, um coletivo de grandes nomes da moda brasileira assina o , com produção e direção criativa de Paulo Borges, criador e diretor da SPFW, styling por Paulo Martinez e beleza sob o comando de Ricardo dos Anjos.

Para a homenagem, marcada para quinta-feira (9), às 17h30, no Komplexo Tempo, em São Paulo, Amapô, David Lee, Dendezeiro, Heloísa Faria, Korshi 01, Martins, Ronaldo Silvestre, Thear e Weider Silveiro – grandes estilistas parceiros do movimento – se reuniram na produção de 40 looks exclusivos.

Inclusive, as criações que levam assinatura da marca baiana Dendezeiro, são rastreadas pelo programa “SouABR”, que permite conhecer toda sua trajetória, desde a origem da fibra, com certificação ABR (Algodão Brasileiro Responsável), até o varejo.

Vale citar ainda que a ação contou o apoio de 19 empresas êxteis, entre tecelagens, fiações, malharias e confecções, e oito artesãos.

Jeans é de identidade

Segundo a marca, a escolha do tema do desfile foi baseada em duas razões fundamentais. Primeiro, o algodão ser matéria-prima imprescindível para a fabricação do jeans, uma vez que a fibra é a principal composição do denim, o tecido do qual é feito.

Além disso, o jeans, por si só, tem destaque na moda brasileira, se estabelecendo, inclusive, como item fundamental nos armários.

No país, a história teve pontapé inicial no começa no século XXI, quando o denim passa a ser importado como um tecido resistente e funcional para roupas de trabalho. No entanto, foi a partir da década de 1950 que ganhou popularidade entre os mais diversos públicos.

Inicialmente associado a uma estética mais rebelde e jovem, o jeans logo transcendeu as barreiras socioeconômicas, tornando-se um símbolo de versatilidade e estilo atemporal. Da classe trabalhadora à elite, refletiu a adaptação e a fusão de culturas e de diferentes estilos de vida.

O Movimento Sou de Algodão

O movimento, que nasceu em 2016, surge com a necessidade de despertar a consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia produtiva e têxtil, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas.

Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos e certifica 82% de toda a produção nacional de algodão.

Fonte: cnnbrasil

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