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Dia do Consumidor no e-commerce: sua loja está preparada?

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10 min (tempo estimado de leitura)

Para ajudar no sucesso do seu e-commerce no Dia do Consumidor, preparamos esse conteúdo com dicas para aumentar suas vendas!

Considerada a primeira das grandes datas do calendário comercial do e-commerce, o Dia do Consumidor cada dia ganha mais relevância para o comércio digital. 

A data se destaca nas vendas on-line anualmente devido ao grande volume de buscas, vendas e intenções de compra na semana do consumidor. Por isso, trata-se de um evento praticamente obrigatório para as lojas virtuais

E não para por aí! Nos últimos anos, o dia do consumidor tem movimentado uma semana inteira e em alguns casos até todo o mês de março com ofertas e promoções, tudo isso para fidelizar e atrair novos clientes para potencializar os resultados do varejo.

Se você está com dúvidas de como preparar a sua loja on-line para as vendas do dia do consumidor, nós preparamos esse conteúdo para você. Continue a leitura e saiba mais.

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Dúvida: vale a pena entrar nessa onda?

Para te ajudar na compreensão da importância do Dia do Consumidor nas lojas online, reunimos informações e dados com os resultados da semana do consumidor em 2022. Leia e prepare as suas ofertas!

O varejo online, entre 1 e 15 de março de 2022, alcançou o faturamento total de R$ 7,2 bilhões. Portanto, concluímos que o e-commerce é uma importante ferramenta para alcançar aquela fatia de de pessoas que, seja por motivos de localização ou facilidade, preferem fazer suas compras no conforto de casa.

Ainda segundo dados disponibilizados pela All In (empresa de pesquisa de comportamento digital), no período que antecedeu o Dia do Consumidor no ano de 2022, foram registrados diversos picos de visitas nos sites de vendas. 

forma, conseguimos perceber a importância de ativar campanhas e de preparar seu e-commerce com antecedência para a geração de tráfego.

Outro dado importante é que as vendas registraram maior número no próprio Dia do Consumidor. Isso revela o comportamento dos usuários que optam por acompanhar promoções dos produtos desejados ao longo do mês e deixam para finalizarem suas compras na data oficial do evento.

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Como preparar o seu comércio on-line para o Dia do Consumidor 2023?

Pensar em como preparar o seu comércio digital para o Dia do Consumidor 2023 é importante. Nesse ponto, precisamos nos colocar no lugar dos nossos clientes. Afinal, quem não quer aquele desconto no produto que tanto gosta ou deseja, não é mesmo?

A busca dos clientes por boas promoções é apontada como principal fator que justifica o sucesso das vendas relacionadas ao dia do consumidor. Dados da SimilarWeb (companhia de tecnologia em informações) indicam que as principais lojas on-line do Brasil registram 13 milhões de visitas a mais na Semana do Consumidor. 

Planejar suas estratégias com eficiência é o ponto-chave para conseguir tirar o máximo proveito do evento e turbinar seu faturamento no começo do ano. Ofereça boas promoções e garanta uma excelente experiência de compra para os consumidores nessa ocasião.  

Check-list para sucesso de vendas no Dia do Consumidor!

Surgiu alguma dúvida se está tudo pronto para sua loja on-line atingir as expectativas nesta data? Não se desespere, preparamos um check-list para você arrasar, confira! 

1- Revisão de ofertas

Nos dias próximos ao Dia do Consumidor, fique atento às estratégias e os preços praticados pela concorrência, assim você consegue garantir promoções mais competitivas. 

Não se esqueça! Tenha atenção nessa etapa, pois as ofertas precisam ser estratégicas para o seu negócio. Uma boa dica é escolher produtos em tendência e que tenham maior giro no seu estoque. 

Você também pode oferecer benefícios, como kits de produtos, condições de pagamento especiais, brindes, etc. Essas vantagens para os clientes irão te ajudar a competir com seus concorrentes e atrair a atenção do consumidor para a sua loja virtual.

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2- Teste de experiência

Nada é mais frustrante do que passar por uma experiência de compra negativa, não é mesmo?

Cada dia mais os usuários optam por fecharem suas compras em lojas que prezam por eficiência e praticidade, além de um atendimento fácil, rápido e que resolva prontamente eventuais problemas. 

Sempre com muita simpatia, seu setor de atendimento precisa estar devidamente funcionando e preparado para a demanda extra das ofertas do dia do consumidor e atender com o máximo de eficiência em todos os canais.

Outro ponto muito importante e relacionado ao atendimento e experiência do usuário é a estrutura do seu e-commerce, que deve ser preparada antecipadamente. 

Verifique a infraestrutura de tecnologia do seu site para evitar instabilidades durante os picos de acessos da semana. É possível aumentar sua conversão de vendas garantindo uma experiência positiva para os compradores, isso ajuda que seus clientes se tornem leais à marca e indiquem o seu negócio para outras pessoas.

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3- ção estratégica

Como mencionamos no início desta matéria, os consumidores ficam atentos aos produtos que desejam e já iniciam as buscas antes da data oficial do evento. 

Dessa forma, é fundamental planejar e revisar ao longo de toda a campanha um cronograma de ações de divulgação para chamar a atenção dos clientes e gerar mais acessos para o seu e-commerce

Segundo o levantamento da All In, na primeira quinzena de março em 2022, foi registrado um crescimento de 23% no volume de agendamentos de campanhas nas redes sociais.

Sendo assim, é válido investir em uma campanha específica da Semana do Consumidor nas mídias pagas, aplicando estratégias de remarketing no Facebook e no Instagram, ou acompanhando as palavras-chave no Google.

Não se esqueça! Evite investir em anúncios para qualquer produto e de forma aleatória. É muito importante que os produtos anunciados sejam escolhidos de acordo com o comportamento já percebido dos seus clientes.  

Se esse assunto for para você, a nossa dica é começar com um orçamento reduzido e gerenciar os resultados.

Para ser ainda mais assertivo nas vendas, recomendamos o investimento em ações de engajamento ao longo da semana nas redes sociais, divulgando suas ofertas e liberando cupons de desconto exclusivos. Essa estratégia aumenta a sua presença on-line e ainda atrai novos potenciais clientes.

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4- Vantagens do frete

A All In divulgou que 60% dos pedidos realizados durante a Semana do Consumidor em 2022 tiveram frete grátis.

Esse indicador reforça a importância do valor e condições de frete na decisão de compra do consumidor, que por muitas vezes é um fator determinante para evitar o abandono de carrinho no e-commerce.

Ou seja, oferecer vantagens no frete pode ser um importante diferencial competitivo e uma maneira eficiente de se destacar da concorrência!

Se para você a opção de arcar com os custos do frete grátis não fica atrativa para todas as compras do período, nós recomendamos a avaliação para  disponibilizar esse benefício seguindo critérios como:

  • Estabelecer um valor mínimo para as compras;
  • Reservar essas vantagens para categorias ou produtos específicos; 
  • Oferecer essa opção em regiões estratégicas;
  • Disponibilizar essa opção para novos compradores.

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5- Omnichannel

Atualmente, na jornada do consumidor (descoberta e necessidade até a finalização) é percebido a utilização de múltiplos canais. 

Dessa forma, é essencial investir em soluções omnichannel, ou seja, que integram todos os seus canais de vendas e comunicação para garantir uma experiência de compra agradável na sua loja virtual.  

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6- Meio de pagamento

Como o seu e-commerce facilita a compra no momento em que o cliente dá o clique final? 

Os meios de pagamentos são vitais para qualquer e-commerce e precisam de muita atenção! Oferecer aos usuários facilidade e segurança no ambiente virtual gera mais credibilidade para o seu site. 

Não se esqueça de que ter um check-out fluido e transparente é essencial para que todo o processamento de pagamentos aconteça dentro do seu próprio site.2024 word3

7- Fidelize seus clientes

No Dia do Consumidor em 2022, segundo o relatório da All In, 3,6% das pessoas que fizeram uma aquisição nessa data compraram em uma mesma loja da edição anterior.

Planeje ações na entrega do produto e invista em ações de pós-vendas! A nossa dica é para você aproveitar esse contato com o cliente a fim de tornar sua marca e produtos parte da rotina do seu cliente, entregando benefícios, informações e novas oportunidades de compra.

Além disso, a agilidade na entrega juntamente com uma embalagem que se destaca já é um ótimo diferencial. 

Você também pode ofertar cupons, bilhetes personalizados e mimos! Aqui também cabe fazer pesquisas de satisfação após a compra para avaliar e ajustar o seu processo de logística.

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Lembre-se! Um ponto importante também é a eficiência para os casos de trocas e devoluções. Tudo isso vai enriquecer e deixar a experiência de compra ainda melhor para o seu cliente virar seu fã!

Agora que você entendeu a importância de preparar a sua loja on-line para o dia do consumidor e recebeu dicas de como fazer isso, pedimos para que você continue acompanhando o nosso blog.

Nós sempre postamos conteúdos voltados para o mercado, mundo da moda e com informações dos nossos produtos.

 

: zanotti

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