Ciclo de tendência: o elo eterno entre épocas, onde a herança do passado se entrelaça com a inovação do presente.
De tempos em tempos, dentro do “Ciclo de tendência de 20 anos”, resgatam-se elementos que foram populares em gerações anteriores, seja no design, na moda ou até mesmo nas decorações. Esse fenômeno é uma jornada nostálgica que transcende gerações, permitindo que o passado encontre o presente.
Parte desse movimento se dá ao fato de que os consumidores mais jovens tendem a olhar para as décadas de seu nascimento com um olhar nostálgico. Eles encontram conforto em retornar às coisas que remetem à sua infância e adolescência, considerando essas memórias como um lugar de conforto.
Além da nostalgia, há uma série de fatores que podem contribuir para o ciclo de 20 anos. Nesta matéria, iremos abordar como funciona e também compartilhar como a Geração Z tem impulsionado ainda mais essa tendência.
Ciclo de tendência: o novo disfarçado de antigo
O Ciclo de Tendência de 20 anos, para alguns, pode até ser um termo desconhecido. Entretanto, você já deve ter visto por aí algumas releituras que voltaram a se fazer presente nos dias de hoje, não é mesmo? Essa jornada nostálgica nos mostra como o passado e o presente se interligam, revisitando elementos para influenciar o que é popular na atualidade.
Sugerindo que esses movimentos mais abrangentes ou com estilos mais genéricos, retornem depois de certo período. Seja através de roupas excêntricas, cabelos e maquiagens, o excesso de glitter e até mesmo o clássico retorno da famosa “calça de cintura baixa” ou referências de filmes e efeitos fotográficos simulando a época dos anos 90 e 2000.
Além disso, é necessário reconhecer que o adulto de hoje, foi o adolescente de ontem. Analisando dessa forma, conseguimos perceber o quanto somos influenciados pelo que já é conhecido, e como passamos a tornar isso uma prática para os dias de hoje.
Isso significa que gerações que cresceram com uma determinada tendência, tendem a trazê-la de volta quando atingem a idade adulta, porque seguem almejando uma espécie de “conforto” em seus dias.
A cultura do conforto no ciclo de tendência
O termo “conforto” vem de um estado prazeroso e que nos remete a algo seguro, e tranquilo. Seja por meio de filmes, músicas, ou até mesmo uma roupa que você use e se sinta confortável.
A cultura do conforto ganhou força nos últimos anos, com a chegada da vida adulta aos nascidos na década dos anos 90, que deixam de ser criança e passam a ter outras vivências.
Existem várias razões para o crescimento da cultura do conforto. Uma dessas razões é que as pessoas estariam cada vez mais ansiosas e agitadas, trabalhando por diversas horas, desejando apenas maneiras de escapar do estresse e da agitação que a vida moderna oferece.
Esse modo de vida aumentou ainda mais o desejo de perseguir algumas memórias, tendo uma visão romantizada do passado e olhando para outras fases com nostalgia. Querendo consumir o que já lhe era familiar, o que explica o ciclo de tendência de 20 anos.
Gerações e o que elas representam
De um ponto de vista geracional, os Millennials, nascidos entre 1981 e 1995, agora em seus 30 e 40 anos, têm sido os responsáveis, esteticamente, por trazer de volta diversas referências dos anos 70.
Inspirados por elementos como camisas de flanela, jeans rasgados, botas, cabelos longos e bagunçados, entre outras tendências provenientes do punk e do grunge. Essas influências perduram até hoje, transcendendo gerações e estabelecendo um encontro harmonioso entre o passado e o presente.
A geração seguinte, a Geração Z, composta por indivíduos nascidos entre 1995 e 2010, se destaca como uma geração que cresceu e está constantemente conectada, tornando-se uma poderosa influência em diversas áreas.
Foi através da Geração Z que, atualmente, acompanhamos de perto o retorno dos anos 2000. Nessa época, muitos consumidores dessa geração eram recém-nascidos ou crianças, o que explica a vontade de revisitar essas referências dos anos 2000. Já que na época viveram essa fase apenas superficialmente.
Porém, isso não significa se apropriar 100% delas, mas sim, fazendo releituras e adaptando ao seu estilo atual. Sempre com um olhar único e diferenciado, que é o ponto que marca essa nova geração.
Y2K: a trend que a Geração Z recriou
O exemplo mais recente do ciclo de tendência de 20 anos tem sido a Y2K.
A Y2K é uma tendência que surgiu no início dos anos 2000, quando a tecnologia estava se tornando popular e mais acessível. A ansiedade pelo futuro era tanta, que as pessoas queriam expressar isso através do que vestiam. Como, por exemplo, as calças de couro, botas, brincos, óculos futuristas e colares gigantes.
Além disso, o retorno da estética dos anos 2000 se deu principalmente através da moda, onde surgiram diversos elementos que caracterizavam a Y2K:
- Cores brilhosas e neon;
- Acessórios chamativos e coloridos;
- Roupas e acessórios de alta tecnologia;
- Detalhes geométricos.
Atualmente, estamos vendo essa tendência voltar e parte disso se deve ao fato do TikTok, em que a hashtag #Y2K já reúne mais de 21 bilhões de visualizações.
Assim como diversas tendências surgiram por meio das redes sociais, outras retornam com grande impacto. Um exemplo notável é o “Barbiecore“, que ganhou força com o lançamento do filme da Barbie, tornando-se uma tendência em todo lugar. O marketing bem-sucedido em torno desse lançamento impulsionou uma onda de interesse, resultando em uma nova geração completamente aficionada pela cor rosa.
Em suma, apesar das mudanças serem cada vez mais constantes, um dos principais desafios nos próximos anos será acompanhar o ritmo dessas mesmas mudanças e às outras tantas opções à disposição das novas gerações. Ao mesmo tempo, em que buscam conteúdos, lugares e produtos familiares e que lhes remetem a essa sensação de bem-estar e conforto.
Bom, agora que você já sabe sobre como acontece o ciclo de tendência de 20 anos, compartilhe aqui nos comentários qual a tendência que você mais gostou de ver que retornou.
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Fonte: zanotti