Barbiecore tendência que dominou redes sociais, ruas e passarelas conversam com dilemas contemporâneos e pode ser usada de diferentes maneiras.
Uma moda associada a geração Z que chegou para quebrar paradigmas e conquistar todas as gerações à famosa aposta fashion: o Barbiecore.
Juntando elementos como a quebra de padrões, um novo olhar para a feminilidade e uma forma de expor sentimentos após anos difíceis, essa tendência inspirada no estilo da boneca Barbie ganha cada vez mais destaque nas passarelas e vitrines.
Continue a leitura, entenda o surgimento do Barbiecore, como essa aposta vai além das peças cor de rosa e conheça possibilidades para incrementar suas coleções.
Por que o Barbiecore voltou e já virou tendência?
Quando no ano passado, em Los Angeles, iniciaram as gravações do filme Barbie, a tendência: Barbiecore não demorou a ser um dos tópicos mais procurados nas redes e ferramentas de buscas. O filme da diretora Greta Gerwig, estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling é uma das estreias de 2023 mais aguardadas por fãs de todo o mundo.
Esse foi o gatilho para uma explosão de novas adesões do estilo e uma chuva de comentários acerca do tema, que desde o ano passado vem ganhando uma notoriedade e uma força ainda maior no universo da moda. Mas, você sabia que esse conceito é algo que não surgiu só agora? Ele já está em cartaz no nosso meio há muito tempo.
Em alguns filmes mais antigos, como, por exemplo: “Life-Size” (2002), Legalmente Loira (2001) e “A fabulosa aventura de Sharpay” (2011), podemos encontrar grandes inspirações e modelos de looks parecidos com os produzidos e utilizados pela famosa boneca de Mattel.
Além da produção do filme da Barbie. A coleção toda pink de A/W de 22/23, apresentada pela Valentino na semana de Moda de Paris, já indicava que o rosa seria tendência dessa temporada.
Explicando a tendência Barbiecore
Essa tendência é caracterizada por looks completos com peças cor de rosa, especialmente o pink, rosas claros e tons de fúcsia.
O apetite por tons chamativos vem aumentando e se tornando destaque no mundo digital. A cor intitulada #Hyperpink pelo WGSN, considerada um tom hipervibrantes, está em evidência em várias categorias – desde os básicos, moda íntima, esportiva e até as roupas de festa. ‘
Além disso, os looks divertidos e vibrantes surgem como uma necessidade de quebrar os velhos padrões e estereótipos sobre feminilidade e beleza.
A própria boneca vem passando por mudanças e, aos poucos, deixa de ser apenas a representação de uma mulher conhecida como padrão e se torna uma representação cada vez mais forte de mulheres independentes e diferentes.
Outro ponto é a necessidade latente de expor nossos sentimentos, alegria e sede de viver novas possibilidades, causado principalmente pelo fim das políticas de isolamento social. Prova disso é o surgimento de outras tendências, como o dopamine dressing, que tem essa mesma pegada.
As passarelas também contribuíram para a tendência. Marcas de renome, como Maison Valentino, com seu tom Valentino Pink e Balenciaga trouxeram o Barbiecore para suas coleções de inverno.
Apesar de a tendência estar relacionada principalmente com a geração Z, isso não significa que está restrita a pessoas mais novas, na faixa dos 20 ou 30 anos. Famosas como Kim Kardashian, Megan Fox e Hailey Bieber já aderiram a esse estilo, e homens também têm trazido itens relacionados para seus looks.
Pink é o novo preto!
Os tons de rosas vibrantes ganharam mais evidência nas últimas temporadas, principalmente com o fortalecimento de outra tendência chamada #Joyfulexpression. Outro ponto que ressaltou a cor rosa, foi à necessidade de utilizar looks alegres pós-pandemia.
Inclusive, foi confirmado pelo WGSN que os tons de rosas se fazem presentes na paleta de cores mundiais para a estação outono/inverno 23. Segundo os dados do e-commerce da plataforma, a taxa de crescimento anual do mix de lançamentos foi de 12%, impulsionando o mercado de massa e todo o mercado da moda mundial.
Portanto, se você está buscando inspiração para a criação de peças para as próximas temporadas, considere o “otimismo radical” como forma de comportamento.
Afinal, esse posicionamento continua levando o público em direção a tons mais vibrantes e saturados, considerando que a sociedade está em busca de alegria e positividade. Não tenha medo de incluir em suas peças e mix, o Pink é o novo preto do momento!
Produzindo no estilo Barbiecore
Os looks tradicionais dessa tendência são All pink. Sabendo isso, lançar ou ter a sua própria coleção baseada no estilo é algo alcançável e que certamente aproxima ainda mais consumidores. Sendo assim, para produzir no estilo Barbiecore as suas peças passam a ser reproduzidas e confeccionadas todas em tons vibrantes e com grande contraste, enfatizando a cor rosa. Mas, se você quer começar a introduzir o rosa aos poucos nas suas coleções, vale apostar em algumas peças por vez.
Aqui, super dicas para você se inspirar, entrar na trend do momento e criar looks incríveis. Primeiro é importante escolher o tipo de produção que você quer: o objetivo é passar um ar de romantismo? Ou pretende gerar sensualidade? A partir daí já é possível buscar tons e elementos principais que vão caracterizar essas peças no tema Barbiecore.
O rosa normalmente era relacionado a delicadeza e a infância. Mas isso já mudou e hoje é possível ter looks super sexy nesse tom – usando peças em couro, por exemplo.
Na moda íntima, você pode transitar entre tons mais vibrantes e mais claros de rosa. Isso depende qual vai ser a intenção da peça, considerando que rosas mais vibrantes podem transmitir mais sensualidade e rosas claros mais romantismos e delicadeza.
Se você não quer apostar no All pink, vale mesclar com outros tons, como branco e preto, para looks mais tradicionais. Ou roxo, laranja e outras cores vibrantes, para produções descontraídas e estilosas.
Juntar estampas também é uma ótima alternativa para incluir o rosa nos detalhes.
Aplicando o tom nas peças
Independente da peça escolhida, o foco é sempre nos tons de rosa. Então, na hora de planejar os looks, esse é o primeiro passo. A tendência Barbiecore pode ser usada em diversas ocasiões – do passeio no shopping ao trabalho e aos eventos formais.
O segredo é saber como explorar esse tom, que é tão chamativo, em elementos principais e equilibrar na produção. Uma sugestão para trazer ainda mais estilo é mesclar diversos tons de rosa. Você pode apostar também em tecidos brilhantes para evidenciar o #Hyperpink e aplicar o Fúcsia, um pouco mais escuro como nas peças básicas de inverno.
Na nossa cartela de cores, você encontra diversos tons para se inspirar.
E você, vai aderir a essa tendência e transformar seus looks em verdadeiras obras de arte? Aqui no nosso blog, você tem acesso a muitos outros conteúdos com dicas sobre o que está em alta no mundo da moda e tendências futuras, aproveite! Visite-nos também e acompanhe as novidades pelas nossas redes sociais.
Fonte: zanotti