Antes de tentar descobrir quais as melhores maneiras de educar seus filhos nas fases da adolescência, parem um pouco e relembrem alguns momentos da sua própria vida. Com certeza, você teve alguns momentos na adolescência que valem as lembranças até hoje.
Com uma infinidade de áreas de interesse à disposição dos adolescentes, fica ainda mais difícil entender o que eles querem, se têm objetivos e o que pretendem alcançar, por exemplo. Essa é uma das maiores preocupação dos pais, não é mesmo?
Preparei algumas dicas de como lidar com os filhos adolescentes que vão te ajudar muito. Vamos lá?
1. Observe as mudanças de comportamento
Um erro comum entre os pais de adolescentes é interferir com frequência nas decisões e atitudes dos filhos. Isso diminui o espaço necessário para a formação de suas identidades e evolução de suas personalidades.
É fundamental que observem atentamente todas as mudanças de comportamento dos adolescentes. O ideal é dar liberdade conforme eles forem ganhando responsabilidade. Por exemplo, começar na escolha do que vestir no dia a dia.
2. Compartilhe gostos e experiências
De vez em quando, mergulhe no universo do seu adolescente e saia da sua zona de conforto para estar mais perto do jovem que você tem em casa.
Esse tipo de atitude pode até causar um certo estranhamento no início. Contudo, quando a relação é saudável, os laços se estreitam e novas descobertas são feitas de ambos os lados.
Convide seu filho ou filha para vivenciar uma experiência que você gostava na sua adolescência, e depois conversem sobre isso. Vocês vão acabar descobrindo que têm mais coisas em comum do que imaginam. Que tal começar a praticar um esporte?
3. Permita cada vez mais autonomia
Progressivamente, vá dando votos de confiança ao adolescente conforme suas ações e atitudes correspondam as de um adulto responsável. Eles precisam de reconhecimento para ganhar confiança e enfrentar os desafios que virão e serão cada vez maiores.
Conforme o adolescente vai percebendo que a maturidade de suas atitudes reverberam positivamente na sua vida prática e emocional, ele vai se motivando a encarar desafios maiores sempre confiando em suas capacidades e potencialidades. Esse passo é muito importante na saúde mental!
Veja também: dicas de roupas para menina pré-adolescente que arrasam!
4. Mantenha um diálogo frequente
Não há nada melhor do que uma boa conversa. Na relação entre pais e filhos adolescentes, vale trocar ideias sobre qualquer assunto, tentando manter a mente aberta, sem julgamentos e com muita serenidade, principalmente da parte dos adultos.
Lembre-se que muitos dilemas da juventude surgem justamente da ânsia de não se sentir compreendido. Caso o adolescente não encontre acolhimento em casa, geralmente ele vai buscar em outros lugares.
Assuntos que envolvam a autoestima, inteligência emocional, ou a saúde dos adolescentes não podem ficar fora de pauta, mas precisam ser abordados com muita sensatez e delicadeza, pois nem sempre eles tem uma compreensão clara sobre o assunto e podem se sentir ofendidos ou incomodados.
5. Segure os “pés no chão”
Os adolescentes precisam de estímulos e autonomia para tomar as decisões que mudam o rumo de suas vidas. Ao mesmo tempo, é necessário impor limites para que eles não encarem a vida como uma grande brincadeira em que a responsabilidade é uma coisa relativa.
Hora certa para voltar, rotina de estudos e exercícios, cuidados com a alimentação e proibição de produtos inadequados para a idade são bons exemplos de onde manter-se alerta. Porém, a imposição desmedida pode incentivar a rebeldia.
Ao invés de seguir seus conselhos, o adolescente pode ir contra eles. Diálogo e equilíbrio são os pilares de uma convivência saudável.
6. Esteja sempre por perto para oferecer ajuda
Por mais que os adolescentes gostem de contrariar e demonstrar força de vontade e atitude, pode acontecer de surgirem momentos desafiadores em suas trajetórias, a ponto de fazê-los voltarem a ser aquelas crianças que só precisavam de um colo.
Nessas horas, as mães e os pais precisam apenas estar presentes e acolher seus adolescentes como filhos queridos que são. Ou seja, sem julgamentos e críticas. Chega um momento em que todos erram e o mais importante é ensiná-los que os obstáculos da vida são grandes oportunidades de progresso.
7. Apoie os planos
Deixe sempre claro para seus filhos adolescentes que você está ali para apoiar as suas escolhas, e se elas forem proporcionar crescimento e evolução, você estará disposto a não medir esforços para ajudá-lo a conquistar seus objetivos.
Esse é o melhor incentivo que os pais podem dar, a confiança de que acreditam no potencial de seus filhos e que sempre estarão ali para apoiar e vê-los felizes.
Incentive a prática de esportes, uma colônia de férias e atividades artísticas. Além de melhorar a qualidade de vida, ajudam a diferenciar melhor as prioridades, ajudam no desenvolvimento pessoal e fortalecem a personalidade para futuras tomadas de decisões e escolhas em suas vidas.
8. Comemore as conquistas junto
Trate as conquistas do seu adolescente com muito mérito e louvor. Essa motivação faz parte do desenvolvimento cognitivo e gera uma onda de autoaceitação e autoconhecimento que promovem um entusiasmo e favorecem o crescimento pessoal, acadêmico ou profissional.
Nessa fase da vida, estamos tentando encontrar o nosso lugar no mundo. Quando somos reconhecidos por fazer bem algo que também nos faz bem, é um grande marco. São esses momentos que ajudarão a decidir qual carreira seguir, qual profissão escolher etc.
9. Tenha uma rede de contatos
É muito importante manter um contato frequente com a escola em que seu adolescente estuda. Além de criar uma rede de contato entre pais de amigos. Essas atitudes ajudam a garantir a segurança e alinhar o comportamento. Afinal, adolescentes gostam de andar em grupos, e são facilmente influenciáveis por novidades e novas aventuras.
Lembre de manter a clareza e abertura com seu filho, não esconda nada, e procure sempre ter um diálogo aberto para resolver as situações com calma e estreitar laços ao invés de afastá-los.
Já que o assunto do post foi mais sério, que tal descontrair um pouco? Veja nossas dicas de looks para menino adolescente e coloque em prática o que você aprendeu aqui!
Fonte: blog brandili