Acredite, as atividades sensoriais são fundamentais no desenvolvimento dos bebês. Elas proporcionam pequenas aprendizagens que acrescentam no crescimento dos mais novos, melhorando os seus 5 sentidos (paladar, audição, tato, olfato e visão). Legal, né?
Dessa maneira, é possível concluir que desenvolver atividades sensoriais pode aprimorar a saúde mental das crianças. Preparamos uma lista completa com 7 alternativas para crianças de todas as idades, que além de estimularem as funções sensoriais dos pequenos, também proporcionam o desenvolvimento da coordenação motora fina e a criatividade.
Confira a lista completa!
Conteúdo
1. Caixa de tesouros
A caixa de tesouros é uma brincadeira atual que pode ser implementada para crianças de várias idades, especificamente para bebês com pelo menos 6 meses. Consiste em uma caixa com os mais variados objetos, de preferência que tenham diferentes texturas, pesos, cheiros, sabores, sons, cores, brilhos, materiais e medidas.
Com essa brincadeira, podemos explorar vários objetos comuns do dia a dia, como esponjas (limpas), recipientes de metal, borrachas, entre outros. Aqui, precisamos ressaltar que a criança deve ficar livre para explorar, isso significa cheirar, encostar e colocar na boca, por isso, a escolha dos objetos precisa estar de acordo com isso.
Atenção: tenha cuidado na escolha dos objetos, materiais muito pequenos podem ser engolidos por crianças pequenas. É importante que durante a brincadeira, algum adulto esteja por perto acompanhando as descobertas.
2. Livros
Você deve estar se perguntando, os livros podem ser atividades sensoriais para bebês? Sim!
A leitura é tão importante que pode ser apresentada ainda na barriga, antes do nascimento da criança. Profissionais médicos indicam que a leitura pode ser introduzida a partir do quinto mês de gravidez, quando a criança já começa a receber os primeiros estímulos da audição.
Ah, além disso, os pequenos adoram ver imagens e ilustrações, proporcionando um ótimo estímulo visual! É importante que os responsáveis adotem livros infantis e contem historinhas, proporcionando também, um ótimo vínculo familiar. Crie vozes caricatas, imite sons, faça caretas e outras ações que prendam a atenção do bebê.
3. Brincando ao ar livre
Atividades ao ar livre são super importantes para o desenvolvimento infantil. Elas podem aprimorar e desenvolver diferentes estímulos, como visão, olfato, tato e audição. Você pode, por exemplo, levar a criança para um passeio no parque, onde a interação com animais, com as flores, plantas e com o som de pássaros pode proporcionar uma ótima interação para o seu desenvolvimento.
Em tempos atuais, nos quais a tecnologia tem deixado de lado as brincadeiras antigas, é evidente que o contato com a natureza muitas vezes faz falta. Segundo o Ministério da Educação, o contato com a vegetação pode ter grande impacto no desenvolvimento infantil, auxiliando no aprendizado de diversas áreas.
4. Caçando frutas na gelatina
As crianças também podem explorar suas atividades sensoriais comendo! Caçar frutas na gelatina é uma brincadeira super divertida e também pode ser saudável, afinal, as frutas contêm diversas vitaminas e minerais importantes para o desenvolvimento da saúde e força das crianças.
Para essa atividade, será preciso fazer uma boa quantidade de gelatina. Em seguida, coloque em um recipiente. Agora, para a grande surpresa, adicione frutas dentro da gelatina (banana, maçã, mamão, pêra, melão, entre outras). O desafio é fazer com que a criança busque frutas diferentes dentro do pote.
5. Descobrindo sabores
Descobrindo sabores é uma atividade sensorial para bebês experimentarem os mais variados sabores — doce, amargo, salgado e azedo. Nela, a criança poderá criar sua própria opinião sobre os diferentes tipos de alimento e quais são os seus preferidos e quais não gosta tanto assim.
Há diferentes formas de fazer, a mais comum e indicada é pedir para a criança tampar o nariz antes de experimentar os alimentos. Em seguida, faça ela experimentar o mesmo alimento sentindo o cheiro. É muito importante ter uma interação com a criança, tente entender como essa experiência foi e como o pequeno ou pequena reagiu.
6. Memória olfativa
Essa brincadeira para bebê é bem parecida com a de descobrir sabores, a diferença é que aqui podemos explorar mais uma atividade sensorial, o olfato. Nela, você poderá selecionar alimentos com cheiros específicos, onde a criança deverá acertar ou apenas conhecer novos cheiros com os olhinhos fechados.
Você pode colocar os alimentos em um copo plástico ou recipiente. Se a criança se sentir confortável, é possível vendar seus olhos com um pano macio. Coloque também odores intensos, como cebola, canela, cravo, ketchup, mostarda e outros, proporcionando uma experiência diferente e super divertida.
7. Pintura de quadros
Pintar quadros ou fazer desenhos em cartolina e outros materiais podem ser um prato cheio para estimular atividades sensoriais nos bebês. Essa prática ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, criatividade e principalmente na percepção dos diferentes tons de cores.
Essa atividade pode ser feita com lápis, giz de cera e até tintas, desde que sejam indicadas para a faixa etária da criança e que sejam acompanhadas por um adulto.
Esperamos que as 7 atividades sensoriais apresentadas hoje tenham sido úteis para o desenvolvimento do seu pequeno ou pequena. Continue por aqui e conheça outros conteúdos relacionados que podem ser do seu interesse. No blog da Brandili você encontra assuntos sobre educação infantil, maternidade, paternidade, saúde e mais.
Para manter as crianças entretidas e em pleno desenvolvimento, aposte em brincadeiras para educação infantil. Elas podem se divertir e aprender ao mesmo tempo. Confira!
Até a próxima!
Fonte: blog brandili