Que o bolo de Santo Antônio é uma tradição em Campo Grande , ninguém duvida. Mas você sabe o que vai no potinho de 200 gramas que todos os anos é distribuído aos fiéis no dia 13 de junho? Para descobrir pelo menos um pouquinho do segredo, o Primeira Página aproveitou o último dia de produção do doce e foi até a Catedral Nossa Senhora da Abadia e Santo Antônio.
Nesta quarta-feira (12), os últimos potes de bolo foram montados na cozinha da catedral, mas foram longos dias de trabalho para atender todos que sonham em casar com a bênção de Santo Antônio.
Os bolos começaram a ser vendidos em maio, mesmo mês que as equipes passaram a organizar o grande dia. Foram dias em busca dos melhores fornecedores, dos melhores ingredientes.
Em 5 de junho, a produção começou, de verdade.
Por oito dias, uma equipe de 100 fiéis se revezou em três turnos para dar conta do recado. Foram várias formas de massa, muito chocolate, chantilly e o principal; duas mil alianças.
O passo a passo do bolo é guardado no coração de quem faz, mas os ingredientes principais são divididos com o mundo: fé, dedicação e amor.
Um amor, que segundo a coordenadora dos voluntários de confeitaria, Fernanda Corrêa, passa da equipe para cada um que comer o bolo.
Dentro do potinho vai: creme de confeiteiro, massa de pão de ló – daquelas de vó, bem levinha e docinha -, creme de chocolate e chantilly para finalizar. Em alguns deles, também vai a aliança, é claro.
Quase 400 calorias que são totalmente esquecidas diante de tanto carinho e devoção ao santo.
Fernanda está a frente da equipe de confeitaria há dois anos, mas há cinco trabalha como voluntária na produção. “Sou confeiteira de profissão, é muito gratificante usar minha profissão aqui, para ajudar”. Assim como ela, centenas de fiéis da catedral se envolvem na celebração da festa do padroeiro da capital sul-mato-grossense.
Nesse ano, foram produzidas três toneladas de bolos – uma estimativa de 15 mil potes – que ficam guardados em uma câmaras frias até o momento de serem abençoados e entregues. Quem não garantiu o seu potinho, ainda dá tempo, a catedral continua com as vendas nesta sexta-feira (13).
Bolo de Santo Antônio
Os potes começam a ser distribuídos às 5h30, na catedral, que fica Travesa Lydia Baís, no centro de Campo Grande.
Fonte: primeirapagina