Após a morte do médico e escritor cuiabano Ivens Scaff, quem assume a 7ª cadeira da AML (Academia Mato-grossense de Letras) é o juiz Gonçalo Antunes de Barros Neto – empossado na noite dessa segunda-feira (7), na Casa Barão de Melgaço, em Cuiabá. Veja abaixo o momento:
Além de juiz, o novo integrante da Academia é filósofo e professor de Filosofia na Esmagis-MT (Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso).
Ele também é ex-professor concursado e mestre em Sociologia pela UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), membro da Academia Mato-Grossense de Magistrados e da Academia Mato-Grossense de Direito Constitucional, além de membro da Acilbras (Academia de Artes, Ciência e Letras do Brasil);
As inscrições para ocupação da cadeira foram abertas em maio deste ano e Gonçalo Antunes de Barros foi escolhido para ser o quarto membro a ocupar a 7ª cadeira desde a fundação da Academia, em 1921.
Durante sua solenidade, Gonçalo fez um discurso rimado, como um poema, no qual afirmou que a cadeira ofertada a ele é “feita de vozes e tecida de história”.
O último ocupante foi o cuiabano Ivens Scaff, que morreu aos 72 anos após um câncer no fígado, em fevereiro deste ano.
Fonte: primeirapagina