Sophia @princesinhamt
Eventos

Fortalecimento da cultura cuiabana: governo de MT investe em ações

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Os investimentos do Governo de Mato Grosso estão possibilitando grandes avanços ao setor em Cuiabá. Executados pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), os recursos estaduais beneficiam o município por meio de editais como Movimentar, MT Preservar, MT Criativo e Audiovisual, que atenderam trabalhadores de diversos segmentos artísticos e proporcionaram o acesso da população a bens culturais na capital mato-grossense.
A Karola Nunes, uma das contempladas nos editais da Secel, afirma que Cuiabá está em um momento cultural muito potente. ressalta a importância de políticas públicas voltadas para o fomento da cultura.

“Sorte a minha que estou junto nesse momento, nesse processo de fortalecimento da cultura. Com os recursos do edital é possível fazer materiais com responsabilidade, que você tem orgulho de mostrar e de dizer que é resultado de uma política pública”, disse a cantora.

 
 
 
2024 word1
 
 
Dentre os investimentos na cultura de Cuiabá estão, ainda, patrocínios de iniciativas que asseguram à população o acesso a práticas culturais e de lazer, como o Fan Fest da Copa do Mundo 2022, eventos como o Rua do Rasqueado, espetáculos e festivais diversos.

Destacam-se também os recursos aplicados para fortalecer os de importantes espaços culturais da Capital, que contam e preservam a história, além de oferecer atividades permanentes à comunidade. Nessa lista estão inclusos os centros culturais Casarão das Artes, Casarão das Pretas e Casa Barão de Melgaço.

 
 
 
2024 word1
Ao centro, secretário Jefferson Neves e a presidente da AML, Sueli Batista, na edição “Ô abre alas” do Sarau Literomusical 100+1
Créditos: Divulgação
 
 
A Casa Barão tem sido palco do Sarau Literomusical 100+1, evento realizado em parceria com a Academia Mato-Grossense de Letras (AML). “Agradecemos a parceria da Secel-MT, que possibilitou a realização do Sarau Literomusical 100+1, continuidade de um projeto iniciado no centenário da instituição, incentivando a visibilidade dos saberes e fazeres culturais”, ressalta Sueli Batista,  presidente da AML.

No campo do empreendedorismo criativo, muitos negócios têm saído do papel e se fortalecido com o apoio da Secel-MT, como é o caso da Juliana de Souza Silva, do Encontrei Brechó. Ela só conseguiu se perceber como empreendedora após quase três anos de atividade, a partir da consultoria que recebeu no MoveMT.

 
 
 
2024 word1
A empreendedora criativa Juliana de Souza Silva foi selecionada no edital MoveMT
Créditos: Divulgação
 
 

“O projeto MoveMT foi um divisor de águas na minha jornada como empreendedora. Com certeza me senti muito mais capaz e confiante enquanto mulher gorda e mãe, a espalhar cada vez mais a importância de uma moda e inclusiva para meninas e mulheres como eu. As mentorias impulsionaram muito os processos internos da minha empresa, consegui delegar tarefas e a ter uma base mais sólida e duradoura”, destaca Juliana.

Contemplada no edital MT Criativo, com o projeto Lambuza Musical, uma agência voltada para impulsionar carreiras de artistas que trabalham com música autoral, a produtora Larissa Sossai fala da importância dos investimentos realizados pelo Estado, para o do setor cultural.

“A gente tem muita vontade e sabe que é capaz de fazer. Muitas vezes precisamos do aporte financeiro para conseguir realizar. Ter a Secel em especial o MT Criativo, como aliados, acreditando e proporcionando investimentos na música e em tantas áreas da cultura era o que faltava para o setor se aquecer”, destaca Larissa.

 
 
 
2024 word1
A produtora Larissa Sossai (lado esquerdo da foto) contemplada no edital MT Criativo, com o projeto Lambuza Musical
Créditos: Divulgação
 
 
 
 
 

Fonte: matogrossodigital

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.