Se você é estudante do Ensino Médio da rede estadual de Mato Grosso e tem vontade de conhecer a estrutura e funcionamento do Poder Legislativo Federal do país, em Brasília, saiba que as inscrições no processo seletivo do Programa Jovem Senador 2024 estão abertas. Veja abaixo os detalhes:
Programa Jovem Senador 2024
O Programa Jovem Senador é uma forma de incentivar os alunos selecionados a conhecerem mais sobre o Legislativo Federal, além de estimular o relacionamento dos jovens cidadãos com o Senado.
Podem participar os estudantes do ensino médio regular, de tempo parcial e integral, das seguintes modalidades:
- estudantes do campo ou quilombolas;
- estudantes indígenas;
- estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos);
- estudantes do ensino técnico com até 19 anos completos até o dia 31 de dezembro de 2024.
Seleção dos estudantes
A seleção será feita através de um concurso de redação com o tema “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”.
Objetivo é que os jovens reflitam sobre a celebração do bicentenário da instituição e a importância da democracia no país. A aplicação da prova é feita na própria escola do candidato.
1ª e 2ª etapas
Primeiro, serão selecionados os autores das 27 melhores redações. Depois, a comissão avaliadora das Diretorias Regionais de Ensino que tiverem candidatos inscritos devem escolher a melhor redação e encaminhá-la para a Seduc-MT (Secretaria de Estado de Educação).
A seleção dos textos será realizada por professores onde os inscritos estão matriculados.
3ª etapa
Na terceira etapa, as três melhores produções serão definidas pela banca examinadora da Seduc-MT e enviadas ao Senado da República, para que a melhor redação de cada Estado seja definida.
Assim, um representante de cada Estado do país poderá se tornar jovem senador, e viver, durante cinco dias, o processo e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da República.
Vale lembrar que o candidato selecionado deve estar disponível para participar da Semana da Vivência Legislativa, em Brasília, prevista para ocorrer entre os dias 5 e 9 de agosto deste ano.
Inscrições
Para participar do concurso de redação, o estudante precisa se inscrever com a ajuda de um professor orientador.
É necessário enviar uma ficha de inscrição e a folha da redação, devidamente preenchidos, para a DRE (Diretoria Regional de Educação) do polo até o dia 30 de abril deste ano. As redações enviadas após essa data serão desclassificadas.
A ficha de inscrição e folha de redação podem ser acessadas através deste link.
O resultado da seleção dos candidatos será divulgado no site do Senado Federal, no dia 21 de julho deste ano.
Despesas pagas
Toda a despesa da experiência dos estudantes, além dos professores orientadores, na Semana da Vivência Legislativa, será paga pelo Senado Federal.
Ou seja, os participantes não precisarão pagar por passagens aéreas, hospedagem, alimentação e transportes em Brasília.
Fonte: primeirapagina