A riqueza e a cultura do nordeste brasileiro merece ser celebrada todos os dias, e ainda mais nesta terça-feira (8), dia que se comemora o nordestino. Pensando em oferecer um pedacinho dessa região tão amada e cantadas pelo mundo, o Primeira Página reuniu 4 receitas fáceis de comidas típicas do nordeste para você se deliciar.
1- Cuscuz
Amado em todos os estados brasileiros, o cuscuz é um floco a base de milho que pode ser consumido junto a vários acompanhamentos, como carne de sol, queijos e ovos. Veja a sua receita tradicional:
Ingredientes
- 1½ xícara (chá) de farinha de milho flocada
- ½ colher (chá) de sal
- ¾ de xícara (chá) de água
- 2 colheres (sopa) de manteiga
Modo de preparo
Numa tigela misture a farinha de milho com o sal. Hidrate com água e deixe descansar por 10 minutos. Em seguida, leve para cozinhar em banho maria até que os flocos fiquem macios. Depois misture com o que preferir, manteiga, ovos e carnes.
2 – Arroz de leite
O arroz de leite é diferente do arroz doce por algumas questões que vão muito além do tempero. Enquanto o arroz doce é uma sobremesa apreciada com coco, creme de leite e açúcar queimado, o arroz de leite salgado é uma especialidade nordestina que ode ir bem acompanhada de prato principal. Confira a receita:
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de arroz
- 2 xícaras (chá) de água
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (chá) de sal
Modo de preparo
Leve a água com sal para ferver. Adicione o arroz e cozinhe por cerca de 12 minutos em fogo baixo, tampando parcialmente a panela. Verifique o cozimento espetando os grãos com um garfo. Após cozido, incorpore manteiga e leite e cozinhe por mais 5 minutos, mexendo constantemente. Sirva imediatamente.
3 – Baião de dois
Apesar de ser bastante conhecido em várias regiões, o baião de dois é um prato típico nordestino que mistura sabores e texturas diferentes em uma única refeição. A base de arroz, feijão verde, carne de sol e queijo coalho esse prato é consumido mundialmente, sendo considerado um patrimônio gastronômico do nordeste.
Ingredientes
- 500 g de carne-seca
- 1 xícara (chá) de feijão-fradinho
- 1 xícara (chá) de arroz
- ½ cebola picada fino
- 1 colher (sopa) de azeite (ou óleo)
- ½ colher (chá) de sal
- 1 folha de louro
- queijo coalho a gosto
Modo de preparo
Corte a carne-seca em cubos, lave e deixe de molho em água por 24h, trocando a água algumas vezes. Cozinhe a carne na panela de pressão com água por 20 minutos. Adicione o feijão e cozinhe por mais 10 minutos. Desfie a carne com garfos e reserve, em seguida, refogue a cebola, adicione arroz e água do cozimento do feijão. Cozinhe até secar a água e acrescente ao final o queijo coalho.
4 – Arroz de Cuxá
Se você é amante de um sabor marcante, e nao perde tempo de experimentar novidades, um exemplo é o arroz de cuxá que utiliza um erva deliciosa e excêntrica no seu preparo.
Ingredientes
- 2 maços de vinagreira
- 1 cebola ralada ou picada
- 1 pimentão picado
- Pimentas de cheiro a gosto
- 100 gramas de camarão seco descascado e demolhado por 12h
- Gergelim a gosto
- Meio quilo de arroz cozido
- Azeite a gosto
Modo de preparo
Coloque a vinagreira em uma panela e cozinhe em fogo médio até as folhas ficarem macias e murchas. Retire do fogo, escorra a água e pique as folhas com a parte de trás da faca, amassando-as levemente para liberar o sabor. Aqueça o azeite em uma panela. Adicione a cebola, alho, pimentão e refogue até amolecer. Acrescente o camarão seco e o gergelim e refogue por mais alguns minutos. Por fim, adicione a vinagreira picada e misture bem. Adicione o arroz cozido ao refogado e misture delicadamente para envolver todos os ingredientes. Sirva imediatamente.
Gostou? Então comemore o dia do nordestino na sua cozinha e prepare o seu prato dessa região tão amada pelo Brasil.
Fonte: primeirapagina