Nesta quarta-feira (14), o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho (União Brasil) recebeu a rainha da festa de São Benedito, Maria de Lourdes Oliveira Nigro.
Acompanhada de músicos e outros devotos, a representante da celebração religiosa mais popular de Cuiabá buscou doações para os festejos (conhecida esmola) e lembrou, em visita aos gabinetes dos parlamentares, que a programação será aberta, em 27 deste mês, com o levantamento do mastro, e dia 29, ocorre a missa das 5h, na igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.
Devoto de São Benedito Botelho recebe com alegria os festeiros do santo na ALMT
Botelho, que é devoto de São Benedito, já confirmou presença. “Me lembro que quando era criança, ia lá de madrugada para tomar chá com bolo e participar da missa”, recordou o deputado. Para ele, receber a bandeira com músicas tradicionais cuiabanas é como abrir um livro de memórias.
“Estou muito feliz de recebê-los aqui. Inclusive, a Assembleia contribuiu para realização da festa e vai ajudar, no que for possível, na revitalização do prédio da igreja mais popular da Capital”, informou.
A rainha da festa de São Benedito, Maria de Lourdes Oliveira Nigro, explicou que é uma tradição, semanas antes da festa, passar em casas e instituições para abençoar, convidar e pedir a ‘esmola’ que hoje em dia pode ser feita com o QR Code do PIX ou transferência bancária. Segundo ela, as contribuições auxiliam durante o ano inteiro nas despesas da igreja e dos projetos assistenciais. Entre eles: Creche, Fé e Alegria e a unidade de recuperação dos 24 dependentes químicos assistidos, no município de Nossa Senhora do Livramento (a 32 km da capital).
Todos os anos, o evento conta com apoio da Casa de Leis. Este ano a festa completa 301 anos
Todos os anos, a organização do evento conta com apoio da Casa de Leis.
“Essa é a festa mais antiga de MT, que completa 301 anos. E nossa visita é também uma tradição. Aqui, é uma casa de decisões. Então, mas do que qualquer outro lugar, precisamos trazer as bênçãos de São Benedito para os deputados. Assim, vão poder tomar decisões certas, nos momentos certos. Botelho sempre nos recebeu muito bem, nos ajuda e vai à missa de madrugada. Nós precisamos do apoio da ALMT, pois é um evento muito grande, com despesas altas”, ressaltou a rainha Maria de Lourdes Nigro.
Recepção – Também receberam as bênçãos de São Benedito no gabinete do Botelho e até pediram músicas aos violeiros, os deputados: Wilson Santos (PSD), Júlio Campos (União Brasil), Elizeu Nascimento (PL), Carlos Avallone (PSDB). Além do presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso (AMM), Neurilan Fraga, que fez questão de celebrar São Benedito e a cultura cuiabana.
Doações – Pix da Igreja de São Benedito: CNPJ 03.005.139/0004-69
Confira a programação:
27/6 – Levantamento do Mastro
29/6 – 1º dia do tríduo (verde)
5h – Missa campal em ação de graças a Deus e honra ao glorioso São Benedito. Depois o tradicional chá com bolo
18h30 – Jantar com gastronomia regional e apresentação cultural
30/6 – 2º dia do tríduo (azul)
5h – Missa campal em ação de graças a Deus e honra ao glorioso São Benedito. Depois o tradicional chá com bolo
18h30 – Jantar com gastronomia regional e apresentação cultural
1/7 – 3º dia do tríduo (verde)
5h – Missa campal em ação de graças a Deus e honra ao glorioso São Benedito. Depois o tradicional chá com bolo
18h30 – Jantar com gastronomia regional e apresentação cultural
2/7 – Dia da grande festa (encerramento)
5h – Missa campal em ação de graças a Deus e honra ao glorioso São Benedito. Depois o tradicional chá com bolo.
11h às 13h30 – Almoço com gastronomia regional
17h – Grande procissão da festa de São Benedito pelas ruas de Cuiabá18h30 – Jantar com gastronomia regional e apresentação cultural
Autor: Juliana Velasco (ALMT) Imagens: Tchélo Figueiredo (ALMT)
Fonte: matogrossodigital