Neste mês são realizadas as tradicionais festas juninas e uma sobremesa que não pode faltar é o arroz doce.
Por isso, o Primeira Página foi em busca de receitas da sobremesa, que é a queridinha dessa época do ano. Confira abaixo:
Arroz doce cremoso
Ingredientes
- 1 xícara (chá) cheia de Arroz Grãos Nobres Tio João
- 1 lata de leite condensado
- 1 xícara de chá de açúcar
- 5 gemas
- 1 litro de leite
- 1 colher de sopa de manteiga
- Cascas de 1 limão
- 1 pau de canela
Modo de preparo
Coloque o arroz numa panela com 1,5 litro de água e deixe cozinhar até secar a água e o arroz ficar bem cozido, meio empapado. Cuidado para não queimar.
Com o fogo ligado, acrescente 900 ml de leite, o leite condensado, o açúcar, a canela e as casca do limão. Adicione a manteiga e vá mexendo sempre, até atingir a consistência desejada, que não deve ser nem muito rala, nem muito grossa. Retire as cascas de limão.
Passe as gemas por uma peneira e bata no liquidificador com o leite restante. Despeje na panela. Mexa por mais dois minutos e desligue o fogo.
Leve à geladeira e sirva frio, com canela em pó a gosto.
Arroz doce com coco queimado
Ingredientes
- 4 xícaras (chá) de água
- 1 canela em pau
- Casca de ½ limão
- 8 colheres (sopa) de leite em pó
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 xícara (chá) de Arroz Grãos Nobres Tio João cru
- 1 ¼ de xícara (chá) de açúcar
- 200 g de coco fresco queimado
Modo de preparo
Em uma panela, coloque a água, a canela, a casca de limão, o leite em pó, a manteiga, misture tudo e deixe ferver. Junte o Arroz Grãos Nobres Tio João e cozinhe, mexendo sempre, até secar.
Coloque o açúcar e misture por mais 2 minutos. Salpique o coco e sirva.
Arroz doce gaúcho
Ingredientes
- 3 pêssegos frescos (240 g)
- 1 ½ xícara (chá) de açúcar (240 g)
- 1 xícara (chá) de arroz (170 g)
- 5 cravos
- 3 colheres (sopa) de manteiga (39 g)
Modo de preparo
Corte 2 pêssegos em cubinhos e reserve o outro para a decoração.
Derreta ½ xícara (chá) de açúcar em fogo médio, mexendo até obter um caramelo escuro. Em seguida, com cuidado, adicione 3 xícaras (chá) de água (600 ml). Quando o caramelo estiver totalmente dissolvido na água, acrescente o arroz, os pêssegos em cubos e os cravos e cozinhe em fogo baixo, com a panela semitampada, por 30 minutos, ou até o arroz ficar bem cozido.
Junte o restante do açúcar, 1 colher (sopa) de manteiga (13 g) e 1 xícara (chá) de água (200 ml) e cozinhe por mais 20 minutos (adicionando mais água, se necessário).
Quando o arroz estiver quase pronto, corte o pêssego restante ao meio, e cada uma das metades em 8 (obtendo, assim, 16 barquinhas de pêssego). Aqueça o restante da manteiga em uma frigideira e grelhe os pêssegos.
Assim que o arroz estiver quase seco, com um creme espesso em volta dele, desligue o fogo e sirva-o em seguida, ainda quente.
Arroz doce com mangas frescas
Ingredientes
- 1 colher (sopa) de sal
- 2 xícaras (chá) de Tio João Variedades Mundiais – Arroz Jasmine
- 1 ¼ xícara (chá) de leite de coco (250 ml)
- ½ xícara (chá) de açúcar
- 1 a 2 mangas maduras cortadas em losangos
- Folhas de hortelã
Modo de preparo
Em uma panela grande, aqueça 2 litros de água com o sal. Quando estiver em plena ebulição, junte o arroz e cozinhe até que os grãos estejam cozidos, mas ainda firmes à mordida.
Enquanto isso, coloque o leite de coco e o açúcar em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até que o açúcar esteja completamente dissolvido, formando uma calda rala.
Escorra o arroz e volte-o para a panela. Despeje a calda de coco ainda quente sobre o arroz, misture delicadamente e abafe, até que o arroz fique macio, mas não desmanchando.
Coloque o arroz em taças individuais e leve à geladeira, por cerca de 1 hora. Na hora de servir, acomode pedaços de manga sobre o arroz e decore com folhas de hortelã.
Arroz doce da vovó
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de Arroz Grãos Nobres Tio João (170 g)
- 2 ½ xícaras (chá) de leite (500 ml)
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 2 gemas
- Raspas de 1 limão
- Canela em pó
Modo de preparo
Leve o arroz e o leite para cozinhar em fogo baixo, mexendo sempre (com uma colher de pau), tomando cuidado para que o arroz não grude no fundo da panela.
Quando o arroz estiver cremoso e quase cozido, adicione o açúcar e 2 colheres (sopa) de água (26 ml) e mexa bem.
Assim que o arroz estiver totalmente cozido, desligue o fogo, espere 2 minutos e junte as gemas, misturando delicadamente para incorporá-las.
Tempere com as raspas de limão e sirva em seguida, polvilhado com a canela em pó.
Fonte: primeirapagina