As datas comemorativas tradicionais recebem uma atenção especial na Escola Chave do Saber (ECSA) e com o Dia dos Pais não foi diferente. Durante dois dias (5 e 6 de agosto) os alunos menores, do Infantil ao 5º Ano, puderam fazer apresentações para seus papais, demonstrando todo seu amor e carinho além de muita dedicação em números com canto, dança e uso de instrumentos musicais. O formato, que é igual ao do Dia das Mães, foi pensado para que pudesse se encaixar no dia a dia corrido das famílias e dentro das atividades pedagógicas.
“É uma festa aberta para a família, mas que representa homenagem ao papel que cada um exerce nela. Temos uma cultura de trazer muita simplicidade para esse momento e não fazemos no final de semana porque entendemos que muitos viajam para ver suas famílias ou passam essa data com elas”, explica a diretora, Márcia Bezerra. Existe uma proposta bem definida em que as crianças são incentivadas a valorizar o quanto é importante o papel da família na vida delas, acrescenta.
Na apresentação da segunda (5), uma novidade: um número com flautas. “É algo que cultivamos na escola. E é muito bom ver o quanto eles ficam animados de fazer uma coisa nova. Cada apresentação tem o seu pontinho de diferenciação”, salienta a diretora. O grupo do 5º ano, por exemplo, trabalhou com instrumentos criados com materiais reciclados, utilizados para que eles acompanhassem a música com som de banda.
As datas são trabalhadas também com as turmas do 6º ao 9º. Nos últimos anos eles têm feito vídeos, cartões. “Este ano trabalharam na confecção de um chaveiro na Sala Tech, usando as máquinas que temos lá, como impressora 3D e de corte a laser, para levar para a família, para seus pais”, conta Márcia.
Emoção à flor da pele
A emoção foi grande para os papais. Para Rafael Ribeiro, pai do Jonas e do Rafinha, a homenagem é realização se sentir amado como figura importante na vida dos filhos. “É algo que realmente importa nessa vida. Ter essa consagração, essa bênção, essa oportunidade de acompanhar o crescimento, o desenvolvimento dos nossos filhos”. Ele aproveitou para elogiar a ECSA por essas iniciativas, “promovendo a valorização da família, a importância dos pais, do pai presente na vida dos filhos”.
Para Edgar Francisco de Oliveira Júnior, pai da Heloísa Klein de Oliveira do Pré, é uma grande alegria poder confraternizar com os filhos nesse momento. “Essa homenagem que eles fazem todos os anos é motivo de muito orgulho. É muita felicidade poder construir uma relação desde o início. E tem aquela questão que a gente se sente no lugar dos nossos pais, vê o que eles fizeram por nós e agora podemos fazer pelos nossos filhos. Então me deixa muito emocionado”, frisou.
Fonte: olivre.com.br