A Prefeitura de Cuiabá realizará a 4ª Conferência Municipal de Cultura no próximo sábado, dia 21, nas dependências da Escola Estadual Liceu Cuiabano. Este evento está aberto a todos os participantes do cenário cultural, mas é necessário fazer a inscrição online por meio do seguinte link: https://forms.gle/h9gATxakjjFbVxm2A.
O principal objetivo da conferência é impulsionar propostas que serão posteriormente encaminhadas para a Conferência Estadual de Cultura, prevista para o mês de novembro deste ano, além de contribuir com a proposta final que será apresentada na Conferência Nacional de Cultura, programada para ocorrer em março de 2024. O evento acontecerá das 08h às 17h.
A Conferência Municipal tem o poder de deliberar ações tanto para o município quanto para o estado. Além de apresentar propostas, haverá a seleção de delegados que representarão o município na conferência estadual. Para facilitar as discussões, serão criados seis grupos de trabalho, cada um focado em um eixo relacionado ao tema central, que é “Democracia e o Direito à Cultura”.
Cada grupo terá a oportunidade de apresentar até 10 propostas relacionadas ao tópico em questão. Durante a inscrição, os participantes poderão escolher em qual eixo/tema desejam contribuir, geralmente selecionando aquele que mais se alinha com sua área de interesse ou expertise.
Os seis eixos que serão debatidos incluem: EIXO 1: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; EIXO 2: Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; EIXO 3: Identidade, Patrimônio e Memória; EIXO 4: Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; EIXO 5: Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade e EIXO 6: Direito às Artes e Linguagens Digitais.
O secretário-adjunto de Cultura, Justino Astrevo, destacou a importância deste evento, afirmando que “trata-se de um momento crucial para destacar as diretrizes que moldarão políticas públicas eficazes. “As Conferências são uma oportunidade para a sociedade civil e o governo se unirem para debater questões relevantes e fortalecer os protagonistas que atuam no setor cultural”, disse Justino.
Representantes do Ministério da Cultura que ficam em Cuiabá também estão se programando para participar da Conferência Municipal, pois apoiam a realização desses eventos em todos os municípios, visando aprofundar discussões e contribuições que serão validadas no documento final durante a Conferência Estadual de Cultura.
O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, destacou que a Conferência é um espaço para o diálogo entre todos os envolvidos na cena cultural. “É aqui que podemos ouvir diferentes vozes que possuem o objetivo de impulsionar avanços que fortalecem os diversos segmentos da cultura local”, finalizou.
Fonte: matogrossodigital