Sophia @princesinhamt
Lifestyle

Truques simples e infalíveis para parar os soluços

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Truques simples e infalíveis para parar os soluços

De acordo com os especialistas, os soluços são produzidos por uma contração involuntária do diafragma, músculo que separa o tórax do abdômen.

Além disso, existem situações que podem favorecer o soluço, como estresse, comer demais, fumar ou comer goma de mascar, condições que fazem entrar ar no organismo. O soluço pode ser ainda um problema crônico, que indica que existe alguma alteração nos nervos do diafragma.

Como prevenir os episódios de soluços

Ainda não existe um método específico para prevenir o aparecimento do soluço. Apesar disso, é possível tomar algumas medidas que ajudam a reduzir as chances de acontecer esses episódios. Essas medidas estão relacionadas às como ingerir menos bebidas alcoólicas, comer mais devagar e em porções menores e evitar alimentos apimentados.

Alguns estudos mostram que a , a redução do estresse e a acupuntura podem ajudar a reduzir as crises de soluço.

Quando ir ao médico

Em alguns casos é necessário procurar um médico. Se os soluços durarem mais de 1 dia, consulte um clínico geral, pois pode se tratar de soluço persistente ou crônico causado por infecções, inflamações, ou uso de determinados medicamentos. Nestas situações, o médico poderá solicitar a realização de exames para investigar a causa dos soluços que não param.

O médico também pode receitar algum remédio para tratar o soluço de forma mais intensa, como clorpromazina, haloperidol, metoclopramida e, em casos mais graves, fenitoína, gabapentina ou baclofeno, por exemplo.

Como parar os soluços definitivamente?

É necessário eliminar a causa para parar os soluços definitivamente. A dilatação do estômago por , a ingestão de bebidas alcoólicas e até doenças do cérebro, como meningite, por exemplo, são as causas mais comuns.

No bebê recém-nascido ou até mesmo dentro do útero materno, o soluço pode ser causado porque o diafragma e os músculos respiratórios ainda estão se desenvolvendo. Além disso, é muito comum o refluxo após o . Nestes casos, é recomendado dar de mamar para a criança ou, se ela já estiver de estômago cheio, colocar para arrotar.

Veja algumas dicas para parar rapidamente com os soluços

Alguns procedimentos fazem com que os músculos e nervos da região do tórax voltem a funcionar no ritmo adequado. Normalmente, os soluços duram apenas alguns segundos, podendo ser realizadas técnicas caseiras para fazer com que desapareçam mais rapidamente. São procedimentos conhecidos popularmente e nem todos possuem comprovação científica, sendo que os resultados podem variar de pessoa para pessoa.

  • Beber um copo de água gelada ou chupar gelo, pois estimula os nervos do tórax.
  • Colocar uma compressa fria no rosto para ajudar a controlar a respiração.
  • Prender a respiração o máximo que conseguir ou respirar dentro de um saco de papel, pois aumenta os níveis de CO2 no sangue e estimula o sistema nervoso.
  • Respirar profunda e lentamente para esticar o diafragma e os músculos da respiração.
  • Tomar um susto, pois libera adrenalina, que interfere no funcionamento cerebral e estimula os nervos musculares.
  • Fazer movimentos de espirrar, pois isso ajuda o diafragma a voltar a funcionar de maneira adequada.
  • Beber um pouco de água com o tronco inclinado para frente ou de cabeça para baixo, pois isso relaxa o diafragma.
  • Tapar o nariz e fazer força para soltar o ar, contraindo o tórax, chamada de , que é outra forma de estimular os nervos do tórax.
  • Comer uma colher de açúcar, mel, limão, gengibre ou vinagre, pois são substâncias que estimulam as papilas gustativas, sobrecarregam os nervos da boca e ocupam o cérebro com outras estímulos, fazendo o diafragma relaxar.

Atualizado por  – Biomédica, em outubro de 2022. Revisão clínica por  – Enfermeiro, em outubro de 2022.

Fonte: melhorcomsaude

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.