A dengue é um sério problema de saúde pública que persiste no Brasil e não vai embora. Com a proximidade do verão, os casos aumentam ainda mais. Ainda não há uma vacina contra a doença disponível para todos no SUS, mas os testes de um novo imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan são animadores.
A vacina está em fase final de testes e alcançou 79,6% de eficácia, de acordo com os resultados iniciais da fase 3 do estudo feito pelo Butantan. 16,2 mil voluntários participaram da pesquisa, que demonstrou também a segurança do imunizante.
Apenas 3 pessoas apresentaram efeitos colaterais mais graves, sendo que não houve nenhuma morte entre os participantes. A tecnologia usada é a do vírus atenuado, que contém o agente infeccioso enfraquecido (mesmo caso da vacina contra a febre amarela e o sarampo, por exemplo).
‘;
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22002220734/awebic.com/Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 20976469,
medianet: ‘595217863’,
projectagora: 25231864,
useNative: true,
rubicon: ‘2387104’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126878’, placement: ‘inArticle’}
}
}});
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}
“Embora preliminar, é um resultado robusto, com significância estatística. E ainda de uma vacina em dose única e que poderá ser indicada para crianças, adolescentes e adultos. Estamos otimistas”, comemorou Fernanda Boulos, diretora médica do Butantan, segundo o .
Uma curiosidade: entre os voluntários que tiveram dengue antes mesmo do início do estudo, a eficácia da vacina foi maior, chegando a 89,2%. Outro dado interessante é a questão dos sorotipos. Apesar de ser chamada sempre pelo mesmo nome, a dengue tem quatro sorotipos diferentes, assim como acontece com as cepas da Covid-19 e da gripe.
Sorotipos
Na pesquisa, o imunizante mostrou-se eficaz contra os tipos 1 e 2. Os tipos 3 e 4 ainda não foram testados, porque, na época dos estudos, não havia uma grande circulação dessas cepas no Brasil. Entretanto, os pesquisadores acreditam que os testes irão mostrar que a eficácia contra esses dois outros tipos também será alta.
“Tradicionalmente, o sorotipo que responde pior às vacinas é o 2. O que se espera, pelo que a gente conhece da biologia do vírus, é que as eficácias para os sorotipos 3 e 4 fiquem mais próximas do que foi observado para o sorotipo 1”, explicou o virologista Maurício Nogueira, professor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e um dos principais pesquisadores do estudo.
Como a vacina ainda está em fase de pesquisas e precisa passar por mais testes, não há uma previsão de quando estará a disposição da população. Uma boa notícia é que o Instituto Butantan estima ter capacidade de produzir até 50 milhões de doses do imunizante, o que atenderia a demanda do Brasil. Futuramente, podemos até nos tornar exportadores de vacina contra a dengue para outros países.
Já imaginou quantas vidas podem ser salvas graças a mais essa inovação da ciência? No Brasil, só em 2022, tivemos cerca de 970 mortes por dengue. Se tudo der certo com a nova vacina, poderemos evitar que tantas famílias percam pais, mães, filhos, irmãos, avós, amigos, etc.
Esperança é o que não falta!
Fonte:
O que você achou? Siga no Instagram para ver mais e deixar seu comentário
Fonte: awebic