Sophia @princesinhamt
Lifestyle

Saiba as diferenças entre as vacinas da gripe trivalente e tetravalente e qual a mais indicada para você

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

 

2025 word2

Tanto a vacina trivalente como a tetravalente são imunizantes aplicados contra a gripe. Porém, elas possuem algumas diferenças em suas composições e, consequentemente, em sua eficácia. Quer saber mais? Confira!

Qual a importância da vacinação contra a gripe? 

A gripe é uma doença causada pelo vírus influenza e que ocorre todos os anos, sendo mais frequente durante o inverno. Ela causa sintomas como febre, dor de cabeça, coriza, dor de garganta e tosse. Caso seja contraída por pessoas de grupos de risco, como idosos e indivíduos com imunidade baixa, a gripe pode causar maiores complicações, como pneumonia e insuficiência respiratória. Por isso, é de extrema importância que esses indivíduos sejam vacinados.

O vírus influenza está em constantes mutações, assim, uma vacina que protege contra a gripe em um ano pode não funcionar contra a variação do vírus que estará circulando no ano seguinte. Por isso, a vacina deve ser aplicada anualmente

É importante lembrar que quanto mais pessoas estiverem vacinadas, menos o vírus será transmitido.

O que são as vacinas da gripe trivalente e tetravalente? 

As duas vacinas são feitas com o vírus inativado, portanto, não existe o risco de causarem a gripe. Devido às variantes do vírus, os imunizantes são formulados com proteínas de diferentes cepas, as quais são definidas ano a ano de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso, elas podem conter traços de proteínas do ovo de galinha, pois as cepas vacinais são cultivadas em ovos embrionados.

As vacinas são indicadas para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade, principalmente para os grupos de risco, entre eles idosos, grávidas e pessoas que fazem uso de corticoides e imunossupressores. Há contraindicação para indivíduos que tiveram febre nas 48 horas anteriores à vacinação ou que possuem alergia grave (anafilaxia) a algum componente da vacina.

Qual a diferença entre as vacinas da gripe trivalente e tetravalente? 

Ambas as vacinas são seguras e eficazes, mas a tetravalente oferece uma proteção superior contra a doença. A vacina da gripe trivalente é oferecida pela rede pública e garante proteção contra três cepas do vírus da gripe, sendo duas cepas de influenza A e uma cepa de influenza B. A vacina da gripe tetravalente, por sua vez, está disponível na Araujo e protege contra quatro cepas: duas de influenza A e duas de influenza B. 

Reações à vacina da gripe 

Após a vacina podem ocorrer leves reações adversas que não costumam durar mais que 72 horas, como dores e vermelhidão no local da aplicação, mal-estar e febre. Reações anafiláticas são raríssimas. Caso haja manifestação de algum sintoma diferente dos citados é importante procurar atendimento médico.

Conheça os serviços farmacêuticos oferecidos pela Araujo para a qualidade da sua saúde e de sua família!  

 

Fonte: araujo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.