Um pé de moleque gigante, com 25 metros de extensão, para a maior festa junina do planeta! O doce, tipicamente brasileiro, era tão grande que foi preciso adaptar um espaço no São João de Caruaru, em Pernambuco, para colocá-lo inteirinho.
Tudo começou há 21 anos com uma brincadeira, quando o quitute tinha 3 metros com 500 quilos. Aos poucos, foi aumentando…
A criação é da Dona Maria Eugênia da Silva, de 77 anos. Ela é mestre em doces e faz de tudo: canjica, bolos de fubá e de milho, mas o pé de moleque é o favorito. Este de 25 metros faz parte da versão para o circuito de Comidas Gigantes da festa de Caruaru.
Super doce que é gigante
O “maior pé de moleque do mundo” envolve uma engenharia para ser feito por causa da altura, do tamanho e, claro, da quantidade de ingredientes.
Para produzir o quitute, foram utilizados
No circuito de Comidas Gigantes da festa de Caruaru tem ainda o Cuscuz Gigante, do Seu José Augusto, e o Bolo de Rolo Gigante da Dona Alda.
É de dar água na boca, né?
Leia mais notícia boa
A vida é um doce
O circuito de Comidas Gigantes da festa de Caruaru faz parte da tradição do São João da cidade há mais de 20 anos.
Conhecida como Dona Maria do Bolo, a confeiteira começou a fazer quitutes para vender na Praça da Mocidade, no bairro de Rendeiras, em 1998. De lá para cá, não parou.
Natural de Santa Maria do Cambucá, a 54 km de Caruaru, Dona Maria chegou à cidade na década de 1960, para trabalhar como doméstica na “Capital do Forró”.
Festa Junina de Caruaru
A festa, que começou em abril, vai até o dia 1º de julho, a céu aberto, em Caruaru, que tem ainda o título de Capital Mundial do Forró, aumentando a importância deste evento.
A cidade para e realiza o evento que reúne programação todos os dias.
São espetáculos, atrações e muita comida típica. Bora?
Com informações da Folha de Pernambuco.
Fonte: sonoticiaboa