Sophia @princesinhamt
Lifestyle

Manoel Soares: conheça a inspiradora história de superação deste incrível apresentador e repórter brasileiro

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Manoel Soares: uma história de superação

Manoel Soares, que divide o comando do programa Encontro junto com Patrícia Poeta, já apresentou diversas histórias emocionantes e surpreendentes, mas poucas foram tão impressionantes e inspiradoras quanto a própria. Sua história está marcada por tragédia familiar, abuso, envolvimento com o crime e superação.

A história de Manoel Soares

Manoel Soares nasceu em uma favela da cidade de Salvador, na Bahia, onde seu pai liderava a criminalidade. Aos oito anos de idade, ele deixou a comunidade após o que chama de “grande fuga” da mãe. Vítima de um relacionamento abusivo com o pai, Dona Ivanete para sair de casa com os filhos e foi auxiliada por mulheres da vizinhança.

“Ela distribuiu nossas roupas em sacolas de supermercado. São muitas sacolas e umas 40 mulheres da comunidade saíram andando com elas como se estivessem indo ao mercado. Minha mãe saiu com a gente só com a roupa do corpo, como se fosse para um congresso evangélico. Todas essas mulheres se encontraram com minha mãe na rodoviária”, contou.

Anos depois de sair de Salvador, Manoel tentou retomar o contato com o pai, mas logo recebeu a notícia de que ele . “Ele saiu para atender um telefonema meu depois de quase dez anos de distanciamento e foi morto. Durante muito tempo, eu me culpei dizendo que se não tivesse marcado o telefonema nada teria acontecido, mas se não fosse naquele momento ele teria sido assassinado em um outro, né, porque, infelizmente, é o contexto”, disse.

“Peguei cascas de madeira e fiz uma casa para minha mãe. Casa é o lugar onde seu coração está em paz. Onde tem amor é a minha casa”, resumiu ele.

Já na adolescência, Manoel se aproximou do mundo do crime, mas, novamente, a mãe o resgatou. Diante da situação, ela mandou o filho para Porto Alegre para morar com um tio, onde os dois trabalharam em uma gráfica. Junto com o tio, Manoel trabalhou por um ano em uma gráfica até a falência da empresa. Depois de viver em , o apresentador passou a morar nas ruas de Porto Alegre por cerca de cinco meses.

Em entrevista, Manoel disse que não quis voltar a morar com a mãe e, por isso, acabou vivendo em situação de rua.

“Na zona norte de Porto Alegre tinha um viaduto e eu comecei a dormir ali. Deitava umas onze da noite e cinco da manhã os caminhões já começavam a roncar. Fiquei uns quatro meses na rua, nessa pele”, declarou.

Tempos depois, o jornalista conseguiu um emprego em uma e, ao se envolver em vários outros processos da TV, foi contratado pela RBS, onde trabalhou por quase 20 anos.

Manoel começou a trabalhar na TVE montando e desmontando auditório, depois se tornou faxineiro e foi crescendo na emissora.

Manoel disse então a seu chefe que para, com o dinheiro da rescisão, montar uma franquia de loja de pão de queijo. O superior, em vez disso, ofereceu ao apresentador a oportunidade de ele fazer entradas ao vivo em programas da Globo, como o próprio Encontro. E o resto, como se diz, é história.

Manoel é casado com a executiva social de projetos sociais, Dinorá Rodrigues. O apresentador é pai de seis filhos: Leonardo, Miguel, Vitória, Alex, Ezequiel e Izael.

Fonte: melhorcomsaude

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.