João Marcelo Bôscoli, de 53 anos, filho da cantora Elis Regina, apoia o comercial da Volkswagen, que deu vida à artista com ajuda de Inteligência Artificial (IA). O assunto foi super comentado e alvo de ações contrárias à “volta” de Elis que, na campanha publicitária, faz um dueto com a filha, Maria Rita.
Queixas de consumidores fizeram o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abrir uma representação ética contra o comercial que relembra os 70 anos da montadora no Brasil.
O produtor musical e empresário João Marcelo, nas redes sociais, encerrou a controvérsia. “A história merece ser contada! Não apenas da Elis, mas de grandes artistas da música mundial”. Para ele, saber que Elis é admirada é uma alegria. “Eu adoro”, afirmou ao B3.
“Não encher o saco”
João Marcelo postou um trecho de uma entrevista dele em que destaca a importância de as famílias dos artistas mortos autorizarem a divulgação do trabalho deles.
“A gente ajuda [a obra] ao não atrapalhar a vida dos outros, não encher o saco”, afirmou o produtor cultural, sem mencionar as ações em curso e o processo aberto no Conar.
Para João Marcelo, é preciso divulgar o trabalho da mãe Elis Regina. Ele lembrou que há um longa metragem que deve ser lançado este ano, outro programado para 2024, fora quatro documentários lançados e um filme sobre a maior cantora da história da MPB.
“Alguns artistas têm coisas que a gente não sabe explicar”, disse o filho de Elis Regina, ressaltando nomes como o de Noel Rosa, morto aos 26 anos, e que deixou mais de 250 composições prontas.
Leia mais notícia boa
A campanha publicitária
O comercial é de arrepiar. Elis Regina e Maria Rita juntas O anúncio comercial proporcionou o encontro entre a filha e a mãe.
Nele, Elis Regina e Maria Rita aparecem dirigindo uma Kombi antiga e uma Kombi nova cantando “Como nossos pais” cuja letra é uma crítica à repressão política e menciona o conflito de gerações, numa ode ao amor.
Enquanto as duas se encontram, imagens mostram a transformação dos vários modelos da montadora alemã, a começar pelos clássicos Fusquinha e Kombi.
O vídeo começa com Maria Rita conduzindo uma ID.Buzz, a versão moderna e 100% elétrica da Kombi. Ela aparece cantando “Como nossos pais”, canção consagrada na voz girante de Elis anos de 1970.
Elis Regina aparece dirigindo uma Kombi antiga e fica ao lado do carro novo de Maria Rita. As duas fazem um dueto e emocionam quem assiste.
A tecnologia
A Volkswagen informou que usou uma tecnologia chamada deepfake para trazer Elis Regina para a campanha. A técnica, que usa inteligência artificial, permite criar adulterações realistas com o rosto de pessoas.
Em 2022, a mesma tecnologia trouxe o personagem Chaves de volta à vida em um comercial mexicano. Veja a matéria completa aqui no Só Notícia Boa.
“Usamos o que há de mais moderno na tecnologia para promover um “encontro emocionante” de duas gerações.
Com o vídeo, a Volkswagen reforça que “o passado e o futuro não são opostos e compartilham o mesmo DNA”, diz o site da empresa.
O vídeo foi criado pela agência AlmapBBDO e produzido pela Boiler Filmes.
Super atento às novas tecnologia, João Marcelo, filho de Elis Regina, foi na web para dar apoio ao comercial, evitando mencionar as divergências.
Morte prematura
Em 19 de janeiro de 1982, Elis Regina morreu, aos 36 anos.
Na ocasião, Maria Rita tinha apenas 3 anos.
Quatro décadas depois da partida, Elis Regina ainda é considerada uma das maiores cantoras que o país já teve.
Na voz de Elis se consagraram clássicos, como “Como nossos pais”, “O bêbado e a equilibrista”, “Águas de março” e “Fascinação”.
Elis sempre apostou em novos talentos e graças às gravações dela, o Brasil conheceu nomes como Milton Nascimento, Renato Teixeira, Tim Maia, Gilberto Gil, João Bosco e Aldir Blanc, Sueli Costa, entre outros.
Veja o trecho da entrevista de João Marcelo:
Ver essa foto no Instagram
Veja o vídeo do comercial da Volkswagen que usa a imagem e a voz de Elis Regina com a filha Maria Rita:
Ver essa foto no Instagram
Fonte: sonoticiaboa