Sophia @princesinhamt
Lifestyle

Entre gripe e resfriado: como identificar e tratar cada um?

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

2024 word3

Hmmm acho que peguei uma gripe! Tem certeza? Basta o friozinho chegar que junto com ele vem os espirros, a tosse, e aquela sensação de mal-estar. E aí que vem a dúvida, é gripe ou resfriado? Isso acontece porque as duas possuem sintomas muito semelhantes. Porém, é importante lembrar que são doenças diferentes, causadas por vírus diferentes. 

No post de hoje vamos te explicar a diferença entre gripe e resfriado e dar algumas dicas para você se prevenir e passar o inverno tranquilo.

Quer saber mais? Fique com a gente!

O que é a gripe?

A gripe ou influenza é uma doença causada por diversos vírus ARN e geralmente é caracterizada por febre alta, dores musculares, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. A febre é o principal sintoma e dura cerca de três dias. Já os demais sintomas se agravam ao longo dos dias, sendo mais fortes e duradouros.

Como a gripe ataca o pulmão, há um maior risco de desenvolvimento de doenças mais sérias, como a pneumonia. Além disso, contrair a gripe em quadros de saúde mais delicados pode gerar complicações, como no caso de pessoas com doenças crônicas no pulmão, problemas cardíacos e asma.

O que é o resfriado?

O resfriado também é uma doença respiratória de causa viral. Porém, diferentemente da gripe, os vírus responsáveis são o rinovírus, o parainfluenza e o RSV.

Os sintomas do resfriado são similares aos da gripe, mas são mais brandos e duram menos tempo. Entre os mais comuns podemos citar a tosse, coriza, dor muscular leve, dor de garganta e febre baixa em alguns casos. Além disso, a recuperação do resfriado costuma ser mais rápida, levando cerca de 4 dias.

Como a gripe e o resfriado são transmitidos?

Os vírus da gripe e do resfriado são transmitidos por meio da fala, espirros, tosse e contato das mãos contaminadas com nariz, olhos ou boca.

Dicas de prevenção

Embora existam algumas diferenças entre a gripe e o resfriado, as medidas preventivas podem ser as mesmas, sendo importante que elas façam parte de nosso dia a dia.

Confira abaixo as principais medidas de prevenção:

  • Lave as mãos com frequência, principalmente ao cumprimentar outras pessoas e manusear objetos compartilhados;
  • Higienize as mãos com álcool em gel 70%;
  • Evite ambientes com aglomeração, fechados e sem ventilação. Eles facilitam o aumento de vírus e bactérias e o contágio de várias doenças respiratórias;
  • Evite o contato com olhos, boca e nariz em locais públicos.

Além disso, existem hábitos que contribuem para uma melhor qualidade de vida e o fortalecimento da imunidade. Veja alguns deles a seguir.

De olho na hidratação

Beba pelo menos dois litros de água por dia. A ingestão de líquidos ajuda a manter a secreção nasal fluida e contribui para a prevenção de infecções comuns dessa época do ano. Além disso, é importante dar uma atenção especial para a limpeza do nariz, este hábito simples é capaz de reduzir em até 40% a incidência de rinites, gripes e resfriados. Para isso, aposte no uso de soro fisiológico e soluções salinas tanto pela manhã quanto pela noite.

Alimente-se bem

Em épocas mais frias o nosso apetite aumenta, mas é preciso estar atento ao que colocamos no prato. Alimentar-se bem e praticar atividades físicas ajudam a aumentar a imunidade e nos deixa mais resistentes às infecções por vírus e bactérias. Para manter a saúde em dia, invista em alimentos integrais, castanhas, carnes vermelhas e também em peixes como o salmão, atum e a sardinha que são ricos em nutrientes que fortalecem a nossa imunidade. 

Mantenha sua vacinação em dia 

Além de todos os cuidados que já citamos, é fundamental manter as imunizações sempre em dia. Principalmente no caso de crianças, idoso e pessoas com doenças crônicas. Para se prevenir da gripe, além de hábitos básicos de higiene e saúde, existe a vacinação. Já para o resfriado não há vacinas, portanto, é preciso ficar atento e reforçar alguns cuidados no dia a dia para não deixar as doenças do inverno te pegarem. 

A vacina contra a gripe deve ser tomada anualmente e está disponível na Araújo para você. E ainda que não previna especificamente contra o resfriado, contribui para o fortalecimento do nosso sistema imunológico e nos deixa mais resistentes às doenças de inverno de forma geral. 

Então, agora você já sabe. Se for gripe, Araújo tem vacina. E se for resfriado, aqui também tem tudo pra você se recuperar rapidinho.

E aí, já está pronto para o inverno? Se ainda não estiver, siga as nossas dicas e aproveite para reforçar a vacina contra a gripe. Corra até a Araújo mais próxima para se vacinar! 

Previna-se! E lembre-se sempre de consultar o seu médico. 

Fonte: araujo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.