A geração analógica, que nasceu no rock and roll e após o boom da MPB, chega aos 60+ com um perfil bem diferente dos seus pais e avós: com muita vitalidade, eles têm mostrado ao que vieram. Longe de pareceram com os idosos do passado, os novos 60+ somam mais de 32 milhões de pessoas no Brasil, segundo dados de 2022 do IBGE.
A chamada Geração X, também conhecida como “Geração Coca-Cola”, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), reúne homens e mulheres idosos. É que, nos países em desenvolvimento esta marca é atingida aos 60 anos e em países desenvolvidos, aos 65. O Só Notícia Boa listou uma série de características dessa turma a partir do que afirmam especialistas.
Eles dizem que essa geração dos 60+ tem características muito próprias e específicas, diferentemente das anteriores, eles não se sentem idosos, nem tampouco acreditam que “estão no fim da vida”. São pessoas que resistem ao envelhecimento, lutam pela qualidade de vida “jovem” e se adaptam à novidades tecnológicas.
Perfil dos 60+
Especialistas, ouvidos pelo Portal do Envelhecimento, listaram uma série de características da Geração X, além da forma como conduz a vida. Veja a seguir:
Estilo próprio de vida
Homens e mulheres, que nasceram nos anos de 1960, que estão próximos ou atingiram os 60+ também têm um estilo próprio de vida.
Misto de sentimentos
Também os que pertencem à Geração X vivem um misto de emoções e experiências. São pessoas que integram o mundo da era pré-tecnologia avançada e agora vivem essas experiências. A adaptação é a palavra de ordem.
Mudar conceitos
O estudo sobre o perfil dos 60+ ou da Geração X foi criado a partir de análises de especialistas e pesquisas também para ajudar na oferta de mercado para essas pessoas.
O Aging in Market, conceito desenvolvido em 2016 pela SeniorLab propõe ajustes e aperfeiçoamentos nas ferramentas de marketing, design e negócios.
Fonte: sonoticiaboa