Estilo “bold” na decoração: o que é e como implementá-lo
O objetivo do estilo decorativo “bold” é criar ambientes sinuosos, ou seja, em que predominem as ondulações para criar espaços agradáveis. É uma técnica inspirada na natureza e nas suas curvas, manifestadas nas montanhas e na vegetação.
Esses elementos são extrapolados para o design de interiores, por meio de móveis, acabamentos e luminárias que exibem arcos suaves e que contribuem para a sensação de tranquilidade e conforto. Aplicar esse método de embelezamento em casa ou no escritório também significa manter a elegância.
Este tipo de decoração é considerada acolhedora, fluida e equilibrada. Convidamos você a aprender mais sobre a estética curva.
Estilo “bold”: o poder das curvas para decorar
O “bold” é uma tendência na decoração de interiores que deixa de lado as linhas e privilegia o uso de curvaturas em peças, paredes e molduras, para que os espaços fiquem mais atrativos.
A popularidade do enfeite redondo surgiu no contexto do COVID-19, quando as pessoas foram forçadas a passar muito tempo em casa. Isso, em alguns casos, impulsionou a necessidade de adequar os quartos para que sejam áreas mais confortáveis, sem que o artístico e o moderno percam protagonismo.
A modalidade “bold” contempla uma pequena quantidade de móveis para uma sala, mas é minuciosa nos detalhes. O objetivo é que a textura e o visual complementem o restante do cenário.
A tendência está relacionada ao feng shui. Como o Portal Ovacen de Eficiência Energética e Arquitetura, a filosofia chinesa trabalha na harmonia do espaço para que os ocupantes percebam a energia positiva dentro de uma sala; propósito semelhante à orientação decorativa do estilo “bold”.
Como começar no estilo “bold”?
Existem 2 formas de se aprofundar nesse tipo de decoração . A primeira vai aos poucos, incorporando objetos como espelhos, , almofadas ou puff. É estrito que todos os itens correspondam a motivos curvos ou esféricos .
Uma segunda alternativa é mais ousada, pois vai direto para a inclusão de móveis planejados em dimensões maiores e que, sem discrição, demonstrem o estilo “bold”. Alguns exemplos? Camas redondas ou sofás com braços curvos pronunciados, etc.
Não há linhas à vista. Pelo contrário, as bordas das poltronas são serpentinas em sua totalidade.
Dicas para implementar o estilo “bold” no embelezamento da casa
O “bold” é um dos decorativos atuais com grande popularidade para a casa. Mas, geralmente, nas casas, a composição piso-parede-teto é baseada em linhas retas, ao contrário do que a tendência busca .
Então, como romper com a linearidade comum de uma sala e transformá-la em curvas? Vamos mostrar-lhe imediatamente.
Arcos conectando quartos
A decoração “bold” é ideal para simular profundidade e conectar espaços através de arcos. Esta estratégia distingue os quartos contíguos e torna-os mais atraentes.
Modificar paredes e molduras
Graças à tecnologia e à modernidade dos materiais utilizados na construção, é possível moldar paredes e molduras, com revestimentos de gesso, tecido ou painel. No caso dos tetos, dar-lhes uma forma abobadada e intensificá-los com iluminação e pintura contribui para a ilusão de curvas.
Atualizar a sala de jantar
Dispense mesas quadradas ou retangulares, para dar lugar a uma com elementos ovais. Os tons sugeridos são a gama nude e branco, juntamente com metal e madeira.
Escolha luminárias redondas
A luz suave vinda de uma de forma redonda faz parte do estilo “bold”. Existe uma vasta gama de modelos que cumprem a exigência esférica exigida pelo estilo.
Sofá
Os sofás que se adaptam a esta têm dupla funcionalidade: por um lado, convidam ao descanso; por outro, proporcionam a sensação de proteção devido à construção sinuosa.
Embora seja viável incorporar ao ambiente um conjunto completo de móveis com linhas curvilíneas, basta ter uma única peça que se destaque pelo tamanho e pela cor. Selecione aqueles com braços grossos e, se for do seu agrado, com uma certa textura.
Incorpore figuras “bold”
Uma tática simples, mas bem-sucedida, é colocar algumas esculturas ou figuras de rostos em prateleiras, centros de mesa ou estantes, para aproveitar a suavidade dos traços como recursos com leves curvaturas.
Por que experimentar o estilo “bold”?
O “bold” é uma tendência de design de interiores em voga. Segundo a , atualmente, linhas sinuosas tomam conta de salas ou quartos, para preenchê-los com equilíbrio e harmonia decorativa.
A redondeza proposta pelo estilo faz com que os quartos pareçam maiores, transmitem calma e aderem à modernidade.
Fonte: melhorcomsaude