Sophia @princesinhamt
Lifestyle

)))| config=eyJtb2RlIjoiY2hhdCIsIm1vZGVsIjoiZ3B0LTMuNS10dXJibyIsIm1lc3NhZ2VzIjpbeyJyb2xlIjoic3lzdGVtIiwiY29udGVudCI6Ii0gTWVsaG9yZSBlc3RlIHTDrXR1bG8gcGFyYSB1bSBhcnRpZ28gbm8gbWV1IGJsb2c7XG4tIFJlbW92YSBhcyBhc3Bhcztcbi0gRGVpeGEgbWVsaG9yYWRvIHBhcmEgU0VPO1xuW3djYy1tYWluLXRpdGxlXSJ9XSwidGVzdFNob3J0Q29kZVZhbHVlcyI6eyJ3Y2MtbWFpbi10aXRsZSI6IiJ9fQ==]

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Yveline

A maria-sem-vergonha é uma planta para quem deseja ter o jardim florido o ano todo. A espécie possui flores nas cores branco, rosa, vermelho e laranja, garantindo, assim, muitas possibilidades decorativas. Na área externa, ela é perfeita para decorar canteiros e maciços de flores. Acompanhe a matéria para aprender a cultivar essa planta ornamental.

O que é a maria-sem-vergonha

A maria-sem-vergonha, ou Impatiens walleriana, é uma planta herbácea nativa da África. Também chamada de beijo ou beijinho, a espécie apresenta flores delicadas com diferentes colorações. Na natureza, a variedade mais comum é a de cor rosa, porém, no mercado de flores, é possível encontrar opções nas cores vermelho, roxo, branco, laranja e até mescladas.

Seu nome científico, “impatiens”, significa “impaciente” e diz respeito a facilidade da espécie em se propagar pelos ambientes. Outra curiosidade é que a planta também possui flores comestíveis e faz parte do grupo das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs).

Na decoração, a maria-sem-vergonha é ideal para compor ambientes externos, como varandas e jardins. Ela pode ser cultivada em vasos decorativos, jardineiras, canteiros e maciços de flores. O resultado é um efeito alegre e vibrante.

Como cuidar da maria-sem-vergonha

A maria-sem-vergonha é uma plantinha que ama o sol e precisa de um solo de boa qualidade para crescer. Esses cuidados são necessários para que ela fique sempre saudável e floresça com facilidade. A seguir, acompanhe outras orientações para ter sucesso no cultivo da flor:

  • Luminosidade: a espécie deve ser cultivada sob sol pleno ou à meia-sombra. Para o cultivo dentro de casa, prefira um ambiente que ofereça luz solar direta, pelo menos 4 horas por dia.
  • Irrigação: as regas da maria-sem-vergonha devem ser seguidas de acordo com o ambiente. Para o plantio em sol pleno, é necessário regá-las 1 vez por dia. Já em meia-sombra, a irrigação deve ser espaçada, feita a cada 2 ou 3 dias.
  • Adubação: dê preferência para adubos orgânicos, como o húmus de minhoca e o esterco bovino. A adubação pode ser feita 1 vez por mês.
  • Solo ideal: o substrato da planta deve ser bem drenável e rico em matéria orgânica. Prefira cultivá-la em vasos de barro ou de cerâmica, que mantêm a umidade do solo.
  • Mudas: a propagação da Impatiens walleriana ocorre por meio de sementes e estacas. Para o plantio por meio dos ramos, escolha aqueles sem flores, pois eles facilitam o enraizamento. As novas mudas podem ser plantadas em um solo de boa qualidade.
  • Podas: faça a poda da flor apenas para gerar novas mudas. O período ideal para o corte é de 4 a 6 meses após o plantio.

Além de exigir poucos cuidados, a maria-sem-vergonha é uma plantinha com preço acessível. Em floriculturas e mercado de flores, cada muda custa em média de R$ 3,50 a R$ 7. Existem mais de 20 variedades distintas para você colecionar.

Vídeos sobre a maria-sem-vergonha para acertar no cultivo

Acompanhe uma seleção de vídeos com mais dicas e orientações sobre o cultivo da maria-sem-vergonha. A seleção traz informações sobre manejo adequado, mudas e curiosidades sobre a flor. De bônus, você ainda conhecerá outra variedade da plantinha, que também é bastante popular no paisagismo.

Mais dicas para cuidar da maria-sem-vergonha

Nesse vídeo, a paisagista Nô Figueiredo traz mais orientações para cultivar a maria-sem-vergonha. Além de listar as principais características da flor, a especialista fala sobre cuidados no cultivo, assim como rega e adubação. No vlog, você ainda vai aprender onde usar a espécie na decoração de forma prática e com estilo. Sem dúvida, vale a pena assistir e anotar as dicas.

Como fazer mudas da maria-sem-vergonha

Aqui, você vai aprender a fazer mudas da maria-sem-vergonha de um jeito simples e fácil. No vlog, a youtuber ensina a fazer mudas pelo método da estaquia, que utiliza os ramos da planta. Além de conferir todo o passo a passo, há várias orientações de cultivo.

Como cuidar da variedade sunpatiens

A sunpatiens é um tipo de maria-sem-vergonha muito popular no paisagismo. Nesse vídeo, a jardinista Flávia Kremer traz dicas valiosas para cultivar a variedade. Além de informações sobre o plantio e cuidados básicos, você verá ideias para usá-la na decoração. Por ser mais resistente ao sol, a sunpatiens é ideal para formar maciços de flores e bordaduras em jardins.

Apesar de todos os cuidados, é importante lembrar que a maria-sem-vergonha possui um ciclo de vida curto, que dura em média de 4 a 6 meses. Após esse período, é preciso fazer o replantio de novas mudas para continuar propagando as flores.

10 ideias de uma decoração criativa com a flor maria-sem-vergonha

As flores da maria-sem-vergonha deixam qualquer ambiente muito mais alegre e acolhedor. Seja no cultivo em vasos ou em jardins, ela não passa despercebida. A seguir, acompanhe ideias para usá-la em sua decoração:

1. A maria-sem-vergonha é uma planta perfeita para jardins

2. Com flores ornamentais de cores variadas

3. Ela é ideal para quem busca uma decoração alegre e cheia de vida

4. Por ser versátil, ela pode ser cultivada em vasos

5. E também fica linda em canteiros e forrações

6. O cultivo em jardineiras garante um efeito moderno e elegante

7. Além disso, vasos suspensos trazem charme aos ambientes

8. Que tal cultivar também a variedade sunpatiens?

9. Ela é mais resistente e tem cores exuberantes

10. Com a maria-sem-vergonha, certamente, seu jardim terá flores o ano inteiro!

Além da maria-sem-vergonha, a flor de hibisco também garante beleza para o ano inteiro. A espécie possui flores de cores variadas que, com certeza, irão colorir seu jardim.

 

 

Fonte: tuacasa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.