Por ironia do destino, a minúscula cidade brasileira com melhor qualidade de vida fica a três horas de São Paulo. Gavião Peixoto atingiu a pontuação mais alta no país no atendimento à população e no oferecimento de oportunidades. Com pouco mais de 4 mil habitantes, é a típica cidade do interior.
O ranking foi feito pelo estudo IPS Brasil, o Índice de Progresso Social (IPS). Foram observadas necessidades humanas básicas, fundamentos de bem-estar e oportunidades. Mais de 89,22% da população tem acesso à água, enquanto a expectativa de vida chega 74,14 anos.
Também se destacam no IPS, outras cidades brasileira. No topo do ranking estão Brasília, São Carlos (SP) e Goiânia – segunda, terceira e quarta posições.
O que tem a minúscula cidade
O destaque em Gavião Peixoto é o acesso a serviços essenciais, como moradia, saúde e educação públicas, além da segurança. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2010, 98,7% dos jovens entre 6 e 14 anos estão na escola.
A cidade registra baixíssimo índice de homicídios e de violência em geral, além dos serviços de saúde são considerados de nível elevado. Também estimula o turismo ecológico com imensas áreas verdes. Tem um parque municipal e muitas cachoeiras.
Instalada na cidade, desde 2001, a Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S/A) estimulou o desenvolvimento econômico da região. A empresa produz caças Gripen em parceria com a a sueca Saab. A presença dela ali gera mais empregos, avanços tecnológicos e melhorias na infraestrutura local.
Leia mais notícia boa
O que pesou
Gavião Peixoto não apenas lidera em qualidade de vida no Brasil, mas também avança no desenvolvimento sustentável e equilibrado. Há uma combinação equilibrada entre educação, segurança, saneamento básico e investimentos tecnológicos.
Contribuições para a qualidade de vida em Gavião Peixoto:
Pequenos paraísos
Com o estilo próprio do interior, Gavião Peixoto tem uma história bem recente. Foi fundada em 1995 e nasceu do município de Araraquara, que tem cerca de 250 mil habitantes. De lá para cá, só registra avanços.
Veja o ranking das cidades e suas pontuações:
- Gavião Peixoto (SP) – 74,49
- Brasília (DF) – 71,25
- São Carlos (SP) – 70,96
- Goiânia (GO) – 70,49
- Nuporanga (SP) – 70,47
- Indaiatuba (SP) – 70,47
- Gabriel Monteiro (SP) – 70,42
- Águas de São Pedro (SP) – 70,37
- Jaguariúna (SP) – 70,29
- Araraquara (SP) – 70,22
IPS além dos números
O IPS vai além dos dados socioambientais e de resultado.
É um índice que mede a quantidade de infraestrutura ou recurso investido em um município e verifica se recurso gera resultado para as pessoas.
Fonte: sonoticiaboa